A matriz de competências foi desenvolvida para ajudar na criação de um mapa que cruze as competências necessárias para uma organização prosperar com os soft e hard skills que os colaboradores da empresa dispõem. Ela visa facilitar o desenvolvimento de estratégias do setor de RH.
O que você vai ver neste artigo:
Mesmo que você tenha um excelente programa de recrutamento e seleção na sua corporação, e por meio de uma marca empregadora bem posicionada você consiga contratar os melhores profissionais do mercado, sempre haverá a necessidade de aperfeiçoar o colaborador para que ele desempenhe as atividades requeridas pelo ambiente de trabalho.
Sem contar que o mundo VUCA requer que empresas e profissionais estejam em constante aprimoramento para corresponder com as expectativas do mercado, fazendo da necessidade de treinamento de habilidades e competências uma ação importante em todas as fases do colaborador, seja em um processo onboarding ou para reciclagem de conhecimento.
Para fazer do treinamento de competência uma verdadeira oportunidade de descobrimento e desenvolvido, tanto para o profissional quanto para a empresa, é crucial dispor de uma gestão de competências que determine os gaps de competências existentes e trace um plano de ação para resolvê-las.
Com este artigo, você passará a entender como uma matriz de competências pode te auxiliar neste processo de descoberta, seleção e inserção de treinamentos e competências de fato essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores de sua instituição.
O que é matriz de competências
Primeiramente é importante entender o que significa cada uma das palavras que compõem o conceito como um todo, começando pelo termo “matriz” que sozinho corresponde a uma forma de organização de dados utilizando linhas e colunas para relacionar e analisar as informações dispostas.
Já a palavra “competências” é a associação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que devem ser aprendidas para desenvolver certa prática. Desta forma, uma matriz de competências, no contexto empresarial, é um recurso que permite organizar as competências que são necessárias para que sua empresa possa exercer determinada função.
Conhecimento
Conhecimento é compreender o que precisa ser realizado em determinada circunstância. Em outras palavras, pode-se dizer que o conhecimento é o entendimento teórico sobre o que precisa ser feito para desempenhar uma tarefa ou determinada função.
Habilidade
Habilidade é a capacidade de saber utilizar um conhecimento por meio de ações que tragam o resultado e desempenho buscado, diretamente interligada à prática; em saber fazer.
Atitude
Atitude é o interesse de fazer; o “querer fazer”. Está conectada com o interesse em desempenhar determinada função ou atividade.
Como montar uma matriz de competências?
Para montar uma matriz de competências você precisa começar estabelecendo quais são as competências requisitadas em sua organização, dividindo-as em competências gerais (que todos os colaboradores devem possuir independente do cargo que atuam) e as competências específicas (que correspondem às necessidades para atuar em determinado setor ou cargo).
Nesta lista que fará, é fundamental contemplar tanto as soft skills como as hard skills, ou seja, competências comportamentais e técnicas, além de especificar como cada competência será desenvolvida através de treinamento e desenvolvimento: seminário, aula on-line, gamificação, por exemplo. Esta fase é determinante para a criação do plano de desenvolvimento e treinamento.
Ainda nesta parte, o certo é que você especifique também qual o nível de conhecimento que espera que os colaboradores tenham em cada competência. É normal que empresas tenham profissionais em nível júnior, pleno e sênior, e cada um destes níveis exige um conhecimento específico sobre a área em que atua. Dispor destas informações servirá como parâmetro quanto a qual nível o colaborador está e qual ele deve atingir.
O nível de conhecimento também é fundamental para a elaboração da matriz de competências, porque nela você precisa estabelecer quais os níveis ou domínios de cada colaborador, para ter ideia de quais precisam ser melhores trabalhadas de maneira individual e em equipe.
Na matriz de competências o nível se dividirá das seguintes formas:
0 - Não possui conhecimento;
1 - Sabe o básico;
2 - Sabe realizar em circunstâncias normais e com determinada assistência;
4 - Sabe fazer seja qual for a condição e sem acompanhamento; e
5 - Domina e consegue compartilhar o conhecimento com os demais.
Através da disposição destas informações, você passa a ter uma visão abrangente dos gaps de competências existentes em sua empresa, tanto no geral como de cada colaborador.
São por meio dessas informações que você passará o planejamento do treinamento e desenvolvimento de suas equipes.
Estes dados também são de suma importância no processo de recrutamento, pois você saberá exatamente quais as competências e habilidades básicas que o novo contratado precisa dispor e o nível de cada um desses conhecimentos.
Como coletar informações para a matriz de competências?
Há duas formas básicas de coletar informações para a matriz de competências, através das informações para os cargos e por meio dos colaboradores. Veja mais a respeito.
Informações para os cargos
A definição de cargos é uma ação comum em uma empresa, pois é através dela que o RH consegue estruturar um texto para atrair talentos que tenham as mesmas características que a empresa busca quando ela abre um processo de seleção.
Por isso, mapeamento de competências e habilidades descrito nessas descrições pode te ajudar a criar uma matriz de competências.
Informações dos colaboradores
É possível fazer uma pesquisa com os colaboradores que atuam na área que você deseja trabalhar as competências e habilidades, pois eles responderão quais são as necessidades, atualizadas com o mercado, e o nível de conhecimento necessários para cada uma delas.
A partir do momento que você levantar estas informações e organizar em uma matriz, você estará pronto para fazer uso de sua matriz de competência de maneira estratégica, estabelecendo os treinamentos e desenvolvimentos que tornarão sua equipe em alta performance.
Se você está em dúvida sobre quais maneiras você pode treinar sua equipe senão da forma tradicional, nós temos um artigo que pode te ajudar nisto. Confira o texto: “Ideias de treinamentos interativos para sua empresa Educação” e saiba como inovar nesta área.
Uma matriz de competências, no contexto empresarial, é um recurso que permite organizar as competências que são necessárias para que sua empresa possa exercer determinada função.
Para montar uma matriz de competências você precisa começar estabelecendo quais são as competências requisitadas em sua organização, dividindo-as em competências gerais e específicas.
Há duas formas básicas de coletar informações para a matriz de competências, através das informações para os cargos e por meio dos colaboradores.