Treinamento interativo: benefícios e ideias para sua empresa

12 jan 2024

O treinamento interativo é voltado para aprendizagem corporativa. É conhecido por ser um método prático onde a interação entre os indivíduos é direta, também há o uso da tecnologia para facilitar o processo de ensino aprendizagem.

Neste tipo de treinamento, adota-se inteligência artificial ou outros softwares para fornecer feedback e orientar os profissionais durante o processo de aprendizagem

O treinamento interativo é utilizado por empresas que buscam aumentar a produtividade de suas equipes, também é uma excelente ferramenta para melhorar o ROI e gerar mais lucro para o negócio.

Confira nesse artigo como os treinamentos interativos podem contribuir com a educação corporativa e algumas ideias para implementar esse modelo na sua organização. Vamos lá?

O que é treinamento interativo?

O treinamento interativo é uma metodologia que faz uso de diferentes ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. A ideia desta estratégia é individualizar o processo educativo para que atenda às necessidades do aluno e torne o processo mais engajador e interessante.

Nesse tipo de treinamento, os professores deixam de ser figuras detentoras de todo conhecimento e de participar de processo educativo unilateral. Eles passam a ser mediadores.

O papel das instituições de ensino e dos docentes é apresentar cenários hipotéticos de situações reais para que os estudantes solucionem com o suporte de tecnologias e outras interações.

É importante mencionar que apesar de ser um recurso muito utilizado, a tecnologia não é a única a ser explorada no ensino interativo. Qualquer outra dinâmica que envolve prática também pode ser considerada treinamento interativo, como é o caso da visita a um museu, já que o aluno está no centro do processo de aprendizagem.

Logo, o treinamento interativo é uma estratégia para gerar e fixar conhecimentos, e é um método prático no qual soma-se a gamificação e o microlearning e potencializa ainda mais a propagação do conhecimento.

Ou seja, é comum o uso de inteligência artificial ou um programa de computador projetado para fornecer feedback e orientação ao usuário durante o processo de aprendizagem.

Treinamentos Corporativos e Interativos

treinamento corporativo

Diversas empresas adotaram o ensino empresarial para melhorar seu desempenho e, assim, se destacar da concorrência. Ao apostar em treinamentos, é possível aprimorar a qualidade do trabalho dos colaboradores ao atualizar seus conhecimentos específicos, ensinar boas práticas e preencher lacunas de saberes. Isso tudo ajuda a criar uma verdadeira equipe de alta performance que traz resultados para a companhia.

Mas nem todos os treinamentos são os mais adequados para a realidade da organização, pois alguns colaboradores podem ter dificuldade dependendo do tipo adotado. Existem pessoas que não conseguem aprender efetivamente com o modelo tradicional expositivo (instrutor e aluno), que pode se tornar cansativo se for o único utilizado. Outras assimilam melhor os conteúdos se forem apresentados de determinada forma, como acredita a teoria dos diferentes estilos de aprendizagem. Há de se considerar também a idade dos estudantes, além dos recursos disponível da empresa antes de escolher uma capacitação.

Outro problema na implementação dos treinamentos é a falta de engajamento dos colaboradores. A dificuldade de aprendizado e o uso de apenas um modelo pode fazer com que essa atividade se torne penosa aos funcionários, desmotivando-os a aprender e aprimorar suas habilidades. Desta forma, a ação não consegue trazer os resultados desejados, sendo um gasto de tempo e recursos.

O treinamento interativo, entretanto, tem uma característica que o diferencia dos outros modelos: ele instiga os colaboradores a participar de forma ativa das atividades, estimulando seu empenho nas tarefas e, assim, sendo algo menos monótono. Esse tipo de capacitação pode fazer a diferença no dia a dia da sua organização, tornando o aprendizado uma experiência mais agradável - ajudando assim a motivar os colaboradores a completar o treinamento e assimilar os conhecimentos e habilidades propostas. Isso vale tanto para as hard quanto para as soft skills.

Por que a interatividade nos treinamentos corporativos é importante?

Já é comprovado cientificamente que os treinamentos interativos aumentam o engajamento na aprendizagem por parte dos colaboradores que participam. Inseri-los na rotina de aprendizagem contínua de uma empresa pode melhorar o aproveitamento do conteúdo, bem como os resultados que esperam ser gerados.

A interatividade, ponto principal dessa metodologia, promove melhorar assimilação do conteúdo estudado, mesmo ele estando em um grau difícil. Sem contar que os colaboradores têm a oportunidade de colocar em prática em tempo real as competências e habilidades aprimoradas.

O treinamento interativo possibilita, portanto, que os envolvidos:

  • Realizem atividades práticas;
  • Resolvam problemas reais;
  • Tomem decisões úteis e relacionadas ao dia a dia do trabalho.

Esse combo promove maior compreensão do que está sendo ensinado, e de como utilizar os aprendizados em situações reais, do dia a dia.

O conteúdo adicionado na plataforma também é personalizado. O assunto, a metodologia e a periodicidade podem ser mudados de acordo com o perfil dos colaboradores e as necessidades da empresa. Tudo é desenvolvido com objetivo de alcançar os objetivos que aquele treinamento deseja atingir.

Assim, o treinamento interativo é importante para o contexto corporativo para auxiliar na personalização do seu conteúdo e deixá-lo mais dinâmico.

Quais os benefícios do treinamento interativo?

Confira, a seguir, os principais benefícios de implementar o treinamento interativo no ambiente de trabalho.

1. Promove a criatividade no ambiente de trabalho

Segundo uma pesquisa conduzida pela IBM, 1.500 CEOs destacaram a criatividade como o fator crucial para o sucesso em suas trajetórias profissionais. Assim, torna-se evidente a importância de fomentar a criatividade no ambiente de trabalho de suas equipes.

Ao adotar uma abordagem de treinamento interativa, sua empresa dá o primeiro passo para estimular a imaginação da equipe, uma vez que essa metodologia permite personalizar o aprendizado e o desenvolvimento de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.

Por exemplo, é possível criar um treinamento corporativo on-line que simule o cotidiano dos colaboradores, incentivando respostas inovadoras para a solução de problemas. 

Curiosidade: é nesse contexto que surgiu a gamificação no contexto de treinamento e desenvolvimento corporativo, para melhorar a experiência de aprendizagem dos colaboradores através de mecanismos encontrados em jogos.

2. Promove aprimoramento nas decisões dos colaboradores no ambiente de trabalho

Em momentos que demandam respostas rápidas, nosso cérebro geralmente age de maneira instintiva, resultando em decisões baseadas em emoções. 

Essa constatação, divulgada pela Harvard Business Review, destaca a importância de capacitar os profissionais para que possam tomar decisões mais assertivas não apenas no ambiente de trabalho, mas também em suas vidas pessoais, transformando decisões impulsivas em escolhas fundamentadas.

O treinamento interativo para funcionários oferece vantagens nesse contexto, pois é capaz de criar situações simuladas que exploram as reações emocionais dos colaboradores. 

Dessa maneira, é possível treinar os profissionais para lidarem de forma lógica em situações urgentes no trabalho, controlando o estresse e a ansiedade, e apresentando as soluções adequadas para os desafios apresentados.

3. O treinamento interativo melhora o engajamento dos participantes

Os treinamentos interativos incorporam a gamificação e o microlearning, tornando o processo educacional envolvente e repleto de desafios para motivar os participantes por meio de um sistema de pontuação, classificação e recompensas. 

Diversos estudos avaliam a efetividade do treinamento interativo e evidenciam que o engajamento dos colaboradores cresce significativamente quando comparado aos métodos tradicionais de treinamento, que tendem a sobrecarregar os participantes sem reter eficientemente o aprendizado.

4. Melhora as taxas de retenção do conhecimento

Enquanto os métodos de treinamento tradicionais promovem uma abordagem passiva ao aprendizado, o treinamento interativo adota o conceito de microlearning on-line. Em outras palavras, o microlearning fornece conteúdo valioso de maneira direta e concisa.

Dessa forma, os profissionais podem acessar o material quantas vezes for necessário para consolidar o conhecimento, revisitando as lições que apresentem alguma dificuldade para garantir a compreensão do conteúdo.

5. Estimula a motivação dos membros da equipe

Não basta apenas elevar os níveis de engajamento e promover a retenção do conhecimento; é essencial garantir que os colaboradores estejam motivados. Eles precisam perceber que o conhecimento adquirido é significativo para o seu desenvolvimento pessoal e não apenas uma imposição da empresa.

Este é mais um benefício do treinamento interativo: ele atrai e mantém os colaboradores engajados ao estimular a criatividade, promover a competição, esclarecer o propósito e reiterar a importância de constantemente se reinventar. 

Em outras palavras, o treinamento interativo aprimora as habilidades e competências dos colaboradores, oferecendo inclusive recompensas atrativas para aqueles que se destacam nos treinamentos, garantindo assim uma fonte adicional de motivação.

Ideias de Treinamentos Interativos

Existem várias formas de treinamento interativo. Vamos te dar algumas ideias para implementar na sua empresa e dar um up na educação corporativa da sua empresa.

1 - Troca de Papéis

Esse treinamento é uma atividade simples, mas que pode trazer resultados surpreendentes para sua empresa. A dinâmica consiste em trocar as funções dos colaboradores, permitindo que o funcionário atue em outro setor ou cargo por um determinado período de tempo.

Parece banal, mas este tipo de treinamento pode despertar a empatia com os colegas, reforçar os relacionamentos internos e ensinar como cada setor e funcionário é importante na dinâmica da empresa. Desta forma, diversas soft skills podem ser desenvolvidas com uma atividade simples.

Além de ser uma forma curiosa e engajadora, a troca de papéis também possibilita que os “novos” colaboradores tragam insights para as atividades rotineiras, ampliando a visão de todos e até identificando problemas e questões que não eram consideradas anteriormente.

Criar equipes multidisciplinares, com colaboradores de áreas diferentes trabalhando juntos, também é uma forma de trazer novas ideias à empresa e reforçar os laços internos.

2 - Dinâmicas

Diversas atividades interativas podem ser aplicadas no cotidiano empresarial para tornar os aprendizados mais divertidos e engajadores - basta adaptar as situações e planejar bem os objetivos de cada ação.

Algumas empresas apostam nos mais variados treinamentos: desde aula de culinária a sessões de meditação. Parece até que essas atividades tem nada a ver com treinamento corporativo, não é mesmo? Porém elas ajudam a desenvolver diversas soft skills, como planejamento, trabalho em equipe, autoconhecimento e solução de problemas - tudo de forma inovadora e interativa.

3 - Jogos Corporativos

Outra atividade que, em um primeiro momento, pode parecer que não pertence ao ambiente empresarial são os jogos. Pelo contrário! Existem algumas dinâmicas específicas para serem trabalhadas na empresa, ajudando a melhorar o engajamento e motivação dos colaboradores.

Os jogos corporativos são ações pontuais que visam estimular o aprendizado, fortalecer os relacionamentos internos e até mesmo mudar comportamentos. O lado lúdico ajuda os colaboradores a se soltar na dinâmica, enquanto o lado sério permite mapear as posturas dos funcionários e como elas impactam a equipe. Desta forma o RH consegue identificar pontos que precisam ser trabalhados para melhorar o desempenho do grupo.

4 -  EAD

Mesmo o Ensino a Distância pode trazer elementos interativos que tornam os treinamentos mais dinâmicos e engajadores. O EAD permite que os colaboradores possam acessar os conteúdos educativos em diversos dispositivos, em qualquer lugar e hora. Isso torna a aprendizagem mais flexível, respeitando o ritmo do estudante. Além disso, as plataformas costumam ter um espaço de fórum, para que os usuários postem dúvidas, sugestões ou troquem ideias uns com os outros e com os instrutores.

Mesmo as aulas em vídeo podem adotar a interação em sua dinâmica, fazendo pequenos quizzes com os colaboradores, usando o estilo do microlearning para não cansar os estudantes, entre outras ideias. Desta forma, o colaborador poderá engajar ainda mais com os conteúdos, testando seus conhecimentos e tendo uma postura mais ativa no processo de aprendizagem.

O EAD pode ser trabalhado tanto para desenvolver capacidades técnicas, como também as habilidades pessoais, trazendo assim conteúdos que irão ajudar nas tarefas específicas das funções e que despertem comportamentos positivos nos funcionários.

5 - Gamificação

Uma das soluções mais interativas e inovadoras presentes no mercado, e que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, é a gamificação. Essa estratégia alia elementos de jogos com a realização de ações com resultados concretos, como participar dos treinamentos, assimilar conhecimentos e até mesmo cumprir as tarefas dos dia a dia.

Recursos como storytelling, pontuação e recompensas estimulam os colaboradores a progredir na dinâmica, oferecendo uma experiência interativa e imersiva para motivá-los e engajá-los na empresa. Além disso, as plataformas gamificadas costumam gerar relatórios detalhados do desempenho dos funcionários, facilitando o trabalho do RH de analisar os resultados das atividades ao disponibilizar dados confiáveis.

A gamificação é uma ótima opção para as empresas que querem uma solução inovadora para processos como recrutamento, treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e aumento da produtividade. Quer saber mais sobre essa metodologia? Converse conosco e saiba como ela pode beneficiar sua empresa.

Banner-teste-gratis-artigo

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo