A gamificação é uma excelente estratégia para aumentar a produtividade e o engajamento em uma empresa. Ao ser capaz de motivar os funcionários a cumprir determinadas tarefas, como o treinamento corporativo, essa metodologia tem a capacidade de impactar a dinâmica interna e tornar as equipes mais dedicadas, eficientes e proativas.
O que você vai ver neste artigo:
Porém, para que os resultados positivos sejam alcançados, é importante fazer o acompanhamento das ações gamificadas por meio de métricas e indicadores. Assim, é possível identificar os pontos de melhoria e oportunidades para maximizar o ROI da estratégia.
Aproveite todo o potencial da gamificação e fortaleça a produtividade e o engajamento no seu negócio!
Métricas de Sucesso na Gamificação
Adotar indicadores é um passo essencial para o sucesso de qualquer estratégia, oferecendo dados confiáveis para embasar a tomada de decisão. No caso das soluções gamificadas, existem algumas métricas e cuidados fundamentais para propiciar esse controle.
KPIs Essenciais para Gamificação
Alguns indicadores de desempenho são fundamentais na hora de avaliar a performance da ação gamificada. Entre eles, estão:
- Taxa de participação: a porcentagem do público-alvo que aderiu à iniciativa;
- Taxa de engajamento: mede como está o envolvimento dos participantes na estratégia, verificando se eles estão sendo atraídos pela ação e interagindo com seus recursos — e quais podem ser os preferidos dos usuários;
- Tempo na plataforma: mostra se o público-alvo está realmente interessado na dinâmica ou se a atividade é algo breve em sua rotina;
- Taxa de retenção: compara o número de participantes que começaram a atividade e os que a terminaram;
- Taxa de performance e progressão: as soluções gamificadas podem usar elementos como testes, quizzes e outros mecanismos de avaliação — porém de forma lúdica e divertida — para verificar se os colaboradores estão assimilando as informações transmitidas na estratégia e/ou respondendo bem aos objetivos da dinâmica;
- Taxa de conversão: mede os “resultados” da estratégia, como o número de clientes que efetuaram a venda após participar das atividades gamificadas, por exemplo.
Por meio de KPIs como estes, é possível ter um bom quadro da performance da estratégia gamificada e dos pontos de atenção nas atividades.
Monitoramento de Resultados na Gamificação
Fazer o acompanhamento das ações gamificadas e de seus resultados é fundamental para aproveitar o melhor dessa estratégia na empresa. Esse controle permite identificar os pontos que precisam ser aprimorados, as oportunidades e potencialidades e também aquilo que está dando certo.
Assim, o RH e outros responsáveis pela ação terão dados confiáveis para embasar sua tomada de decisão — para aproveitar ainda mais a gamificação e maximizar seus resultados.
Felizmente, as boas plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados ao RH por serem capazes de coletar os dados dos participantes e organizá-los com agilidade e eficiência. É possível inclusive fazer um acompanhamento de cada usuário individualmente ou do público-alvo em geral, dando ainda mais poder aos responsáveis na hora de controlar e aprimorar as estratégias.
Estratégias de Otimização em Gamificação
Todo esse esforço tem um objetivo claro: maximizar os impactos positivos que a gamificação gera em uma empresa. Essa metodologia, ao alcançar seu potencial, é capaz de mudar a dinâmica interna da organização — especialmente em relação ao engajamento e produtividade.
Aumentando o Engajamento através da Gamificação
Um dos maiores benefícios que a adoção de estratégias gamificadas traz para uma empresa é o aumento do engajamento nas ações — inclusive considerando os mais variados públicos.
É possível melhorar a atração e retenção dos funcionários em processos como treinamento corporativo, onboarding de novos colaboradores, plano de carreira, comunicação interna e até mesmo nas tarefas cotidianas e para ajudar a bater metas ao se usar a gamificação nessas áreas.
O seu uso no treinamento corporativo é emblemático — cada vez mais as pessoas estão com dificuldades de se concentrar por muito tempo em suas tarefas, pois estão se acostumando gradativamente a sempre estarem cercadas por estímulos. Quanto tempo alguém fica sem ao menos dar uma conferida no celular ou sem colocar uma música para fazer uma atividade?
Nesse cenário, imagine: como fica a concentração dos funcionários ao ter que ficar um bom período de tempo sentados, ouvindo um instrutor falando? Como fica a motivação dos colaboradores em participar dessa capacitação que apenas usa o modelo expositivo de ensino?
Ao incorporar a gamificação nessa estratégia, o RH oferece uma experiência imersiva de aprendizagem, capaz de atrair e reter a atenção dos participantes por mais tempo. Assim, os profissionais irão aproveitar melhor os treinamentos — além de todas as outras ações onde a gamificação foi implementada.
Dessa forma, pode-se melhorar os índices de diversas áreas e processos de uma empresa, aumentando o engajamento dos funcionários em cada uma das atividades.
Mas, o uso da gamificação não se restringe ao público interno: muitas empresas investem soluções gamificadas em suas estratégias de marketing e de retenção de clientes para também atrair, engajar e encantar esse grupo. Assim, é possível fortalecer a relação da empresa com os consumidores e conquistar novas vendas.
Existem vários casos de sucesso do uso da gamificação no marketing, gerando resultados positivos concretos no engajamento de clientes e no aumento dos lucros.
Melhorando a Produtividade com Gamificação
O aumento do engajamento não é uma consequência positiva isolada da adoção da gamificação, ainda mais pensando no público interno da organização: melhorar o relacionamento da empresa com os seus colaboradores e fortalecer sua motivação no trabalho é algo que impacta diretamente no dia a dia — em especial na produtividade da equipe.
Profissionais desmotivados e pouco engajados não se dedicam tanto quanto poderiam em suas atividades, reduzindo assim a qualidade e quantidade de serviço que realizam. Pensar em estratégias para estimulá-los é fundamental para quebrar esse ciclo e torná-los mais proativos e eficientes.
Essa questão é ainda mais impactante ao considerarmos a educação empresarial nesta dinâmica. Ao aumentar o engajamento dos funcionários em ações como o treinamento corporativo, eles irão assimilar melhor os conhecimentos promovidos e as habilidades desenvolvidas nas atividades. Consequentemente, os colaboradores irão aplicar essas novas aptidões em suas funções cotidianas, gerando mais resultados.
Sendo assim, é possível maximizar os resultados das estratégias ao se adotar soluções gamificadas. Mas, esses são apenas alguns dos benefícios de se abraçar essa metodologia — descubra 7 vantagens do uso da gamificação nas empresas e aproveite todo o seu potencial em favor do seu negócio!