Definir objetivos é sempre uma forma de motivar os colaboradores a alcançarem resultados melhores. Mas, estipular esse alvo não é uma tarefa tão simples quanto parece, pois há sempre o risco de acabar desmotivando os funcionários. Existem fórmulas que ajudam as pessoas nessa questão — e uma delas é o método das Metas Smart.
Neste artigo vamos explicar como funcionam as Metas Smart e o que elas podem fazer pelas equipes da sua empresa!
A Importância das Metas
Estabelecer objetivos é fundamental para as rotinas dentro das organizações, ainda mais no ritmo acelerado do dia a dia. Sem elas, os funcionários podem se perder nas tarefas e naquilo que realmente deveria ser prioridade, impactando negativamente a produtividade e desempenho da empresa.
Pode parecer fácil, mas na verdade definir objetivos é uma tarefa que exige um certo grau de planejamento e reflexão. Não basta lançar uma meta abstrata, sem ter ideia de como alcançá-la, é preciso afunilar esse alvo para que ele seja atingido.
Não adianta estipular que o departamento precisa melhorar o atendimento ao cliente sem pensar em várias questões-chave: avaliar como fazer isso; quais são as lacunas nesse processo e quais são os recursos disponíveis para atingir esse projeto, por exemplo.
Sem estes pontos a equipe pode ficar confusa e tentar — cada colaborador ao seu modo — solucionar a questão com base em suas experiências pessoais, gerando resultados dos mais diferentes tipos, mas que dificilmente serão alinhados aos desejos/necessidades da empresa.
Se bem elaboradas, as metas funcionam como um direcionamento às equipes para alcançarem aquilo que realmente trará bons resultados à organização. Elas ajudam a aumentar a produtividade dos colaboradores ao estimular seu esforço para atingir algo concreto.
Nesse sentido, algumas ferramentas podem ajudar os colaboradores, líderes e RH a estipularem e atingirem os objetivos, facilitando esse processo de definição dos alvos. Entre elas, está o método das Metas Smart.
O que são as Metas Smart?
Esse método foi criado para ajudar a definir as metas de forma eficiente, com objetivos que podem ser compreendidos e atendidos. Ela é formada por uma lista de cinco elementos, formando a sigla S-M-A-R-T, em inglês.
Vamos conhecer esses cinco pilares?
S — Specific / Específico
Toda meta precisa ser específica para ser alcançada. Objetivos abstratos e muito amplos não funcionam na realidade do cotidiano, como uma pessoa que deseja estudar (qual seria o assunto específico?) ou uma empresa que queira vender mais (vender quanto?), por exemplo.
Esse tipo de meta confunde os colaboradores e não traz um plano concreto para atingir o resultado desejado.
Por isso, antes de definir um objetivo, é preciso se perguntar:
- O que se quer com a meta? (Aumentar as vendas em x%)
- Quem será o responsável por ela? (vendedores/setor de vendas)
- Onde ela será realizada? (em um setor específico? Durante qual período? No canal online, off ou em ambos?)
- Como ela será conquistada? (Com descontos? Treinamento para a equipe de vendas?)
- Por que ela deverá ser seguida? (Para alavancar o lucro em x%)
Assim seus colaboradores terão uma clara ideia do que precisa ser alcançado, além de ajudar os responsáveis a traçar as estratégias para atingir essa meta.
M — Measurable / Mensurável
A coleta de dados e quantificação dos resultados são tendências que vieram para ficar, ainda mais em tempos de canais online, que facilitam esse controle. Imagine investir em uma estratégia e não saber se ela teve impacto e de quanto foi: será essa a melhor postura ao lidar com sua empresa?
Antes de definir uma meta é preciso estipular qual método será usado para saber se ela foi alcançada ou não e, caso negativo, se a diferença entre o atingido e o esperado foi muito relevante.
Voltando ao exemplo das vendas: é preciso analisar o comportamento financeiro esperado para aquela época e criar indicadores para medir se houve aumento nas vendas devido a campanha realizada. Pense em:
- Qual o resultado esperado?
- Quanto tempo será necessário para atingir a meta?
- Quais indicadores posso usar para medir o resultado?
Assim haverá o controle sobre as estratégias adotadas, verificando se estão funcionando e quais pontos precisarão de aprimoramento.
A — Attainable / Alcançável
Não adianta estipular uma meta que não seja realisticamente possível. Definir um objetivo desse tipo só irá gerar problemas, como frustrar e desmotivar a equipe, o que por sua vez afeta o clima interno e pode até mesmo impactar negativamente a relação do colaborador com o líder e empresa.
Por isso é preciso pensar em:
- Qual o histórico da área?
- Qual a projeção para o período?
- Qual resultados podemos ponderar que são alcançáveis a partir desses dados?
Desta forma analisa-se o passado para entender como, sem nenhuma ação diferenciada, será o futuro. A partir disso, deve-se considerar as estratégias utilizadas para alavancar os números (como treinamentos específicos para os colaboradores) e definir um valor realista com o segmento de mercado e época do ano.
R — Relevant / Relevante
Para ser motivadora e trazer resultados à empresa, uma meta deve ser relevante. Isso significa que ela deve ter impactos diretos na organização e seus setores, além de ser uma prioridade. O aumento das vendas e melhora da satisfação dos clientes são dois exemplos de objetivos que se encaixam nessa etapa.
Uma meta que não é tão importante assim dificilmente despertará o interesse dos colaboradores, especialmente quando existirem outras situações — e de maior impacto — que mereçam sua atenção.
T — Time Based / Temporal
O último elemento essencial para definir as metas da empresa é o tempo esperado para que os objetivos sejam alcançados. Não adianta pensar em aumentar as vendas sem estipular o prazo para que isso aconteça.
O objetivo deve ser cumprido nesse período — uma semana? Um mês? Seis? Um ano? Esse prazo deve levar em conta se ele é alcançável ou não. Não pense em melhorar o atendimento do cliente em apenas um dia ou vender em uma semana o equivalente a três meses, em um período normal.
Metas Smart: conclusão
Adotar a metodologia das Metas Smart é uma ótima forma de definir objetivos com maior assertividade, contribuindo com que sua empresa consiga atingi-los e tenha um desempenho melhor.
Porém, existem outras estratégias que também podem ajudar a sua organização a garantir seu espaço no mercado. Confira mais dicas de gestão e negócios no nosso blog e alavanque os resultados da sua empresa!