O Propósito Transformador Massivo, conhecido pela sigla PTM, é uma mentalidade em que o negócio se propõe a desenvolver soluções que impactem positivamente a vida de um grande número de pessoas. Esse conceito é bastante associado à startups, ajudando-as a escalar e ganhar espaço no mercado.
O que você vai ver neste artigo:
Quer saber mais sobre como funciona essa ideia? Descubra a importância do PTM para a sociedade e empresas no mundo inteiro.
O que é Propósito Transformador Massivo (PTM)?
O mercado mudou muito nas últimas décadas. Tantas empresas focam seus esforços em montar processos eficientes, agradar o público local, oferecer produtos e serviços a preços baixos… Não é que estas conquistas tenham sidos deixadas de lado: mas novas formas de se destacar — e até ganhar o mundo — começaram a despertar e atrair a atenção de negócios e investidores em todo globo. E uma delas é o PTM.
O nome já entrega o conceito: o Propósito Transformador Massivo é uma decisão em que a organização se propõe a ter um objetivo que impacte um número amplo de pessoas. Ou seja, o foco da empresa é ter uma postura — como criar um produto ou serviço específico — que mude a vida do cliente para melhor e que essa transformação tenha a capacidade de alcançar um grande público.
Esse conceito é bastante associado à startups, justamente por este potencial de desenvolver uma solução escalável, que pode ser replicada para que um número considerável de pessoas tenha acesso e desejo a ela.
Entretanto, ter um Propósito Transformador Massivo não é apenas desenvolver um produto ou serviço inovador: sim um valor inerente à companhia e sua cultura organizacional, dando-lhe uma missão e visão que devem ser almejadas diariamente.
Assim, não é apenas uma ideia bonitinha que, no cotidiano, fica apenas descrita nos materiais promocionais da empresa — o PTM perpassa a identidade e ações concretas do negócio, com seu valor presente em todos os processos e estratégias da companhia.
E essa mentalidade não é algo que está fora do alcance: alguns exemplos ajudam a mostrar como esse conceito ocorre na prática.
A solução proposta pela Uber, em sua essência, permitiu maior acesso das pessoas a um meio de transporte alternativo, enquanto também possibilitou a geração de renda extra para motoristas no mundo todo. Graças a esse serviço, os indivíduos não precisam mais depender apenas de opções caras ou menos confortáveis para se deslocar, enquanto muitos puderam complementar os ganhos do mês ou ter uma nova profissão.
No Brasil, existem vários exemplos de startups que adotaram o PTM, promovendo soluções com os mais diversificados objetivos: de simplificar e facilitar a gestão financeira e contábil a incentivar a contratação de mulheres por meio de uma plataforma profissional. Esses ideais não são apenas o produto ou serviço dessas organizações, mas sim o próprio motivo de suas existências.
No fim das contas, ter um PTM significa ser audacioso — alcançar milhares de pessoas por meio de uma solução que gere valor a elas. E essa ousadia traz os seus impactos na realidade da empresa e do mercado.
A Importância do PTM
A ascensão de conceitos como o Propósito Transformador Massivo gerou uma mudança no mundo dos negócios e na sociedade. Não é à toa que tantas empresas com este modelo ganharam o topo em seus segmentos — como Uber, Netflix, Google e outras tantas. Com uma ótima ideia, capaz de mudar a vida de tanta gente, é possível se atingir conquistas inimagináveis.
O objetivo de todo PTM é causar um impacto positivo na sociedade. Isso significa desenvolver produtos e serviços (entre outras estratégias) que resolvam problemas das pessoas, atendam aos desejos e expectativas de diversos grupos e ofereçam novas oportunidades ao público.
Quantas pessoas não conseguiram um bem vindo dinheiro extra em plataformas e aplicativos de serviços? Quantas não encontraram uma solução mais acessível nesses mesmos canais, pois as opções tradicionais não cabiam em seu bolso? Pense nessas condições ocorrendo a centenas, milhares, milhões de indivíduos… um PTM bem desenvolvido tem o potencial de alcançar cada uma dessas vidas, oferecendo algo vantajoso para os envolvidos e para a sociedade em geral.
Para as empresas, adotar esse modelo tem outros impactos. Primeiro, que o negócio, no fim das contas, terá que investir em inovação e tecnologia para desenvolver uma solução revolucionária e escalável. Assim, ele promove seu desenvolvimento ao usar os talentos e recursos que tem disponível para atingir um objetivo maior.
Isso também ajuda o mercado a se reinventar, contribuindo para incentivar um ambiente de inovação e crescimento entre os pares. Quantas tecnologias, soluções e propostas seriam desenvolvidas neste contexto, beneficiando a sociedade? Uma competição entre organizações com o surgimento de novos negócios escaláveis iria fomentar um cenário de avanços.
Outro ponto interessante de se considerar: ao conseguir escalar o negócio, a empresa abre um ótimo espaço em seu segmento e na vida das pessoas, ganhando vendas e fidelização de clientes. Quantas pessoas não precisam de um serviço para facilitar alguma parte de suas rotinas, seja a nível pessoal, profissional ou em suas empresas? Ainda mais ao ser a primeira a oferecer isso, a organização pode conquistar o coração do público.
Mas, não é só o carinho dos clientes que se é possível capturar com o PTM. A ideia de atuar em algo que tenha um impacto positivo na sociedade também pode ser um chamariz para atrair e reter talentos, além de um elemento que ajude a motivar os colaboradores. Atualmente há a tendência dos profissionais de buscarem trabalhos com propósito — o que iria destacar a empresa das demais no momento da candidatura de excelentes funcionários.
Tudo isso parte da valorização da inovação, uma das principais características do Propósito Transformador Massivo. Sem investir na criatividade e mudança, não se há uma solução capaz de alcançar esse patamar e alavancar a presença da organização no mercado.
Mas, para tal, é preciso ter ousadia para arriscar e pensar grande — justamente para impactar positivamente a vida de grande número de pessoas. E existe uma mentalidade que pode contribuir para isso: entenda o que é o Moonshot Thinking e quando aplicá-lo para impulsionar as ações da sua empresa!
Perguntas Frequentes:
PTM, é uma mentalidade em que o negócio se propõe a desenvolver soluções que impactem positivamente a vida de um grande número de pessoas. Esse conceito é bastante associado à startups, ajudando-as a escalar e ganhar espaço no mercado.