Com a dominação da internet dos últimos anos, as empresas viram a necessidade de investir ainda mais na comunicação corporativa para trazer maior visibilidade para a marca e gerar uma boa impressão tanto para consumidores como para os demais interessados.
A comunicação empresarial já era um elemento crucial na existência de um negócio antes mesmo da expansão digital – pois é por meio dela que as corporações se relacionam com diversos públicos –, mas a internet potencializou ainda mais a necessidade de ter uma comunicação com propósito e efetiva para os diferentes públicos da marca.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é comunicação corporativa?
- Quais são os tipos de comunicação corporativa?
- Como deve ser a comunicação corporativa?
- Qual a diferença entre comunicação interna e externa?
- A importância da comunicação empresarial
- Vantagens da comunicação empresarial
- Canais para trabalhar a comunicação empresarial
Pensando nessa relevância que a comunicação organizacional assumiu nos últimos anos, decidimos compartilhar com você, neste artigo, o que é comunicação corporativa. É comum que tenhamos um conceito empírico sobre o assunto, por ser algo que desde sempre esteve presente em nossas vidas, mas é importante se aprofundar e entender as características que envolvem a comunicação.
Além disso, vamos mostrar alguns motivos que fazem da comunicação algo de tanta relevância para o âmbito empresarial. Quer entender sobre? É só prosseguir com a leitura!
O que é comunicação corporativa?
A comunicação corporativa vai além do que simplesmente indicar a maneira que sua empresa se comunica. Ela coordena todo tipo de comunicação relacionada ao âmbito corporativo, levando em consideração tanto o interno como o externo.
Em outras palavras, a comunicação empresarial envolve todo o planejamento sobre o formato da comunicação, por qual canal será transmitido, quem é o público e qual a mensagem que precisa ser compartilhada.
É através dela, ainda, que a empresa entende quais informações devem ser compartilhadas e as pessoas que precisam estar envolvidas nesse processo. É nesse contexto, por exemplo, que a empresa identifica se as informações serão compartilhadas com um fornecedor, um cliente ou mesmo a equipe interna.
Quais são os tipos de comunicação corporativa?
Os modelos de comunicação empresarial mais adotados são:
Comunicação descendente (Top-down): A comunicação flui do topo da hierarquia para os níveis inferiores, transmitindo decisões, políticas e instruções dos gestores para os subordinados. É eficaz para manter o controle e a uniformidade nas operações.
Comunicação ascendente (Bottom-up): A comunicação flui dos níveis inferiores para os superiores, permitindo que os funcionários forneçam feedback, sugestões e relatórios de progresso aos gestores. É importante para a tomada de decisões informada e para o envolvimento dos funcionários.
Comunicação transversal: Também conhecida como comunicação horizontal, ocorre entre colaboradores de mesmo nível hierárquico, independentemente do departamento. Facilita a colaboração, a troca de informações e a resolução de problemas de maneira eficiente.
Como deve ser a comunicação corporativa?
A comunicação corporativa deve ser clara, consistente, transparente, direcionada e adaptável.
Mensagens claras e compreensíveis, com uniformidade em todos os canais, são essenciais para construir confiança. A comunicação deve ser honesta e aberta, especialmente em momentos de crise, e adequada ao público-alvo, considerando suas necessidades e expectativas.
A adaptabilidade é crucial para ajustar-se a novas situações e tecnologias, enquanto a regularidade mantém todos informados e engajados. Canais de feedback bidirecionais são importantes para melhorar processos e responder a preocupações.
Respeitar as diferenças culturais, especialmente em empresas multinacionais, evita mal-entendidos e fortalece as relações
Qual a diferença entre comunicação interna e externa?
Sabia que a comunicação empresarial pode ser divida entre interna e externa? Veja as particularidades de cada uma.
Comunicação corporativa interna
A comunicação empresarial interna é aquela feita com os membros da empresa. Geralmente, ela acontece entre os colaboradores da empresa, tanto do mesmo setor como de setores distintos.
Ela é necessária para que a organização administre seus processos e os colaboradores cumpra com suas tarefas de forma mais eficiente. Além dessas características, ela ainda se torna essencial para minimizar erros, otimizar processos e executá-los com mais agilidade.
A partir da comunicação, os profissionais passam a entender qual sua contribuição para com a empresa, ou seja, quais atividades devem desenvolver. Os conflitos organizacionais tendem a diminuir porque as informações são compartilhadas de forma mais eficaz.
Além de todos os aspectos já contemplados por aqui, a comunicação interna ainda serve para informar sobre eventos que ocorrem na empresa e engajar os profissionais da instituição.
Comunicação corporativa externa
Diferente da comunicação interna que foca no público interno (colaboradores da empresa), a comunicação corporativa externa é desenvolvida para que a empresa possa atrair, interagir e se relacionar com clientes, fornecedores, governo, mercado e demais profissionais que não fazem parte da instituição.
Ela serve então para promover positivamente a imagem da empresa, sendo um meio essencial para construir e validar a reputação da empresa. Ainda, é uma ferramenta para atender o cliente, promover vendas, divulgar ofertas e anunciar produtos e serviços.
Além de todos esses aspectos, a comunicação externa serve para comunicar falhas da corporação, o que é determinante para reter e fidelizar consumidores e identificar processos que podem ser aprimorados. E, como se já não fosse muito, a comunicação empresarial externa ainda serve para construir uma relação com fornecedores e estabelecer uma relação com entidades governamentais.
A importância da comunicação empresarial
É por meio da comunicação corporativa que uma empresa consegue fechar parceiras, manter suas operações funcionando e desenvolver um clima organizacional que vá de encontro com seus valores.
Fora isso, a comunicação empresarial é responsável por garantir que os profissionais da empresa realizem suas atividades conforme as políticas e objetivos da organização.
Ainda relacionado ao público interno, ou seja, os colaboradores, ela também é parte fundamental para melhorar o ambiente corporativo e garantir a efetividade das relações, sendo assim de fundamental importância compreender como utilizar a ferramenta de comunicação para obter sucesso no seu negócio.
Vantagens da comunicação empresarial
Ao ler sobre a importância da comunicação empresarial, certamente já conseguiu deduzir alguns dos benefícios que ela gera a uma empresa. Mas antes de compreender definitivamente quais são eles, há uma questão que precisa ser observada.
A comunicação empresarial acontece independente de promover práticas de melhoria, mas, quando você não trabalha intencionalmente para melhorá-la, quase sempre você não obtém os resultados que procura. Ao contrário, há grandes chances dela atrapalhar a sua empresa, por não ser uma comunicação assertiva.
Então, os benefícios em torno da comunicação corporativa quase sempre só são encontrados nas organizações que trabalham intencionalmente a comunicação. Sendo alguns deles:
- Alinhamento dos propósitos e valores da empresa;
- Diminuição de especulações externas e internas;
- Canais para trabalhadores e público terem maior relacionamento com a empresa, estando aberto para reclamações e sanar dúvidas;
- Gestão da marca da empresa, para que seja bem vista no mercado;
- Alinhamento da cultura organizacional;
- Maior transparência entre mercado, colaboradores e empresa.
Canais para trabalhar a comunicação empresarial
Com o surgimento da comunicação digital, a tendência é que a comunicação empresarial foque nas ferramentas tecnológicas.
As conhecidas reuniões, os murais, os jornais impressos e os comunicados ainda têm relevância, mas não são tão consumidos ou são de maneira diferente. É possível e comum, por exemplo, que as reuniões presenciais sejam agora digitais, os jornais impressos agora sejam on-line.
Hoje em dia, a presença de videoconferência, blogs corporativos, newsletters, redes sociais, chatos e aplicativos de mensagens, como Telegram, WhatsApp e Slack, são algumas alternativas bastante aderidas pelo meio corporativo para potencializar a comunicação organizacional.
Em meio a tantas possibilidades, sua empresa precisa encontrar quais ferramentas de comunicação vão de encontro ao propósito da sua empresa.
Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como esse que acabou de conferir!
A comunicação corporativa vai além do que simplesmente indicar a maneira que sua empresa se comunica. Ela coordena todo tipo de comunicação relacionada ao âmbito corporativo, levando em consideração tanto o interno como o externo.
A comunicação empresarial interna é aquela feita com os membros da empresa.
A comunicação corporativa externa é desenvolvida para que a empresa possa atrair, interagir e se relacionar com clientes, fornecedores, governo, mercado e demais profissionais que não fazem parte da instituição.