Data Mining, ou Mineração de Dados em português, é uma metodologia feita para trabalhar com uma grande quantidade de informações, identificando e validando padrões para usá-las em favor de uma empresa.
O que você vai ver neste artigo:
O bom uso dos dados pode ser um grande impulso para o sucesso nos negócios — ou, se ignorado ou mal aproveitado, contribuir para a perda da competitividade no mercado. Que tal explorar o melhor desse recurso para melhorar os resultados na organização? Conheça a estratégia de Data Mining e os benefícios de adotá-la!
O Poder dos Dados para as Empresas
O mundo é dos dados: do trajeto de carro de casa ao trabalho; das séries e filmes assistidos; músicas escutadas; conteúdos visualizados e curtidos, ao censo e as pesquisas de lojas, são várias as circunstâncias em que as pessoas oferecem — conscientemente ou não — informações pessoais que podem ser valiosas para empresas e organizações.
Alguns dados são usados de forma estratégica, ajudando os negócios a entenderem melhor o perfil do público-alvo e a oferecer soluções mais satisfatórias aos seus clientes. Ou então a avaliarem outros pontos fundamentais para o funcionamento da empresa, desde a performance dos colaboradores e sua motivação ao desempenho dos processos. Tudo para identificarem falhas e lacunas, além de oportunidade, e melhorarem a área investigada.
Adotar uma cultura de dados na empresa pode ser uma estratégia-chave para alavancar os resultados de setores específicos de uma organização ou dela com um todo, otimizando processos, oferecendo experiências mais engajadoras (tanto com clientes quanto colaboradores e outros públicos de interesse) e conseguindo extrair o melhor de todos os lados envolvidos no negócio.
Não é à toa o boom de estratégias voltadas para essa questão — de modelos de gestão específicos ao Big Data Analytics: afinal, tem corporações que conquistaram seu espaço no mercado graças ao uso estratégico dessas informações, como a Netflix e o Google. Nos dias atuais, não valorizar esses recursos pode ser um erro e resultar na perda de competitividade nos negócios.
Mas, a mesma lógica de valorizar os dados pode ser aplicada por empresas de todos os segmentos e portes de negócio. E, dentre várias metodologias, o Data Mining é uma possibilidade que pode trazer benefícios, especialmente ao lidar com uma grande quantidade de informações.
O que é Data Mining?
Data Mining (Mineração de Dados, em português) é uma estratégia em que é possível analisar grandes quantidades de dados com o objetivo de descobrir padrões e validar hipóteses levantadas a respeito deles.
Existem empresas que têm que lidar com uma enorme quantidade de dados — coletar, organizar e analisar esse alto número de informações pode ser um trabalho hercúleo. Por isso, qualquer ajuda é providencial para realizar essa tarefa e conseguir extrair insights desse material, transformando-os em ações assertivas em benefício do negócio.
Imagine quantas informações um e-commerce pode conseguir em sua plataforma: preferências individuais ou dos clientes em geral a respeito de determinados produtos e serviços; horários mais acessados; escolhas de design que mais agradam e estimulam a compra; além de muitas possibilidades.
Vários dados estratégicos podem ser coletados em outras plataformas, canais de venda ou de relacionamento (com diferentes públicos). No entanto, não é possível organizar e analisar uma grande quantidade de informações apenas com forças humanas — não há profissional que aguente ou tenha tempo disponível para fazer esse trabalho.
Por isso, é fundamental que as estratégias — ainda mais relacionadas aos dados — sejam acompanhadas das ferramentas eletrônicas certas para otimizar o processo e direcionar os esforços e tempo dos profissionais para questões mais importantes.
No caso do Data Mining, as ferramentas usadas nessa metodologia conseguem fazer uma busca ativa para identificar pontos de atenção (como situações que precisam de melhorias ou então oportunidades que estavam sendo ignoradas) e ajudam a trabalhar as informações com maior praticidade e agilidade.
Benefícios do Data Mining
Não é à toa que muitas empresas investem em estratégias como o Data Mining para trabalhar com as informações estratégicas. Alguma das vantagens de se adotar essa ferramenta são:
Identificação de oportunidades
Uma das maiores vantagens da mineração de dados é descobrir em um amontoado de informações algum padrão que seja relevante para a empresa, ajudando a despertar insights que irão beneficiá-la de alguma forma.
Como descobrir que o público-alvo tem preferência por determinada cor de produto, que um treinamento gamificado tem melhores resultados com os colaboradores ou que há uma lacuna na gestão de estoque que vem aumentando o descarte de materiais — uma informação certa pode fazer toda a diferença para a empresa.
Rapidez na análise de dados
Usar ferramentas de Data Mining no processo de análise das informações coletadas ajuda a agilizar todo o processo, além de otimizá-lo ao reduzir a chance de erros ao ter uma estratégia de validação. Ainda mais quando se há uma grande quantidade de materiais para se trabalhar.
Em vez de usar métodos mais lentos ou de ter que fazer todo o trabalho manualmente, os sistemas se encarregam da operação, facilitando a vida dos profissionais e oferecendo dados estratégicos com maior agilidade.
Assertividade na tomada de decisões
Todos esses pontos positivos ajudam a empresa a tomar decisões mais acertadas, contanto com dados estratégicos e confiáveis. Em vez de dar tiros no escuro, as lideranças terão maior segurança para definir as ações que irão pautar o futuro dos departamentos e da organização como um todo.
Assim, de um setor ao outro, do financeiro ao marketing, a empresa consegue encontrar informações valiosas para se aprimorar constantemente, otimizando processos, fortalecendo sua gestão, engajando os colaboradores, satisfazendo os clientes e aumentando os resultados e lucro da organização.
No entanto, algo fundamental de se pensar quando se trabalha com dados e tecnologia é na segurança. Infelizmente, com a popularização dos canais eletrônicos, explodiu também os golpes e ameaças realizados nestes meios. Por isso, não dá para descuidar dessa questão — caso contrário, a empresa pode enfrentar muita dor de cabeça ao ter informações sensíveis destruídas ou vazadas, ou então ter que pagar um resgate para reavê-las e evitar mais danos.
Quer saber mais sobre como prevenir esse e outros problemas? Descubra como a gamificação pode ajudar na segurança da informação e proteja os dados e riquezas intelectuais da sua empresa!
Perguntas Frequentes:
Data Mining (Mineração de Dados, em português) é uma estratégia em que é possível analisar grandes quantidades de dados com o objetivo de descobrir padrões e validar hipóteses levantadas a respeito deles.