Ter diferencial competitivo é algo fundamental para qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de mercado. No entanto, algumas empresas têm dificuldades em entender o que as destacam de seus concorrentes e acabam se tornando mais uma na multidão.
O que você vai ver neste artigo:
Não deixe seu negócio passar batido pelos clientes: descubra o que é preciso para despertar o diferencial competitivo da sua empresa!
Diferencial competitivo: como destacar sua empresa das concorrentes
A verdade é essa: os clientes podem encontrar diversos negócios semelhantes ao seu em apenas alguns segundos — basta pesquisar nos buscadores e redes sociais para descobrir centenas de ofertas parecidas.
Por isso, para se manter no mercado é fundamental que a empresa descubra uma forma de se sobressair de todas as outras opções que o público tenha. Essa tarefa não é fácil: no entanto, existem diversas frentes que uma organização pode investir para se destacar da concorrência e conseguir ter um diferencial competitivo que realmente atraia o desejo de compra das pessoas.
Algumas dessas possibilidades de diferencial são realizadas através de:
Preço
Apesar de diversos elementos formarem o conjunto de motivos que faz um cliente optar por uma marca e não por outra, o valor da oferta ainda tem o seu peso nas escolhas do público.
Mas, isso não significa que os consumidores sempre vão comprar o produto e serviço mais barato: o preço percebido pelas pessoas também considera o quanto elas acham que a solução agrega à suas vidas, ou seja, não só o seu valor financeiro.
Essa questão apresenta outro porém — deve-se ter muito cuidado ao oferecer produtos ou serviços com preços muito abaixo da concorrência para não gerar prejuízos econômicos para o próprio negócio. Esse tipo de postura não é sustentável a longo prazo e, nos piores cenários, pode contribuir para quebrar a empresa.
Definir os preços, sejam os praticados diariamente ou em promoções, é algo que deve ser feito com bastante planejamento e estratégia para não acabar se voltando contra a organização.
Qualidade
Outro motivo que divide as pessoas em relação a uma marca ou outra é a qualidade. Produtos e serviços considerados inferiores não seguram os clientes tanto quanto aqueles em que o público realmente tem suas necessidades atendidas.
Não adianta oferecer soluções inadequadas aos clientes: esse tipo de postura contribui apenas para afastá-los da sua marca e os aproximá-los dos concorrentes.
Investir na qualidade dos produtos e serviços é algo fundamental para qualquer empresa, mas também pode se transformar em um diferencial quando essa qualidade é tão visível para o público-alvo, sobressaindo-se daquilo que os competidores oferecem de semelhante.
Além dos produtos e serviços, é possível implementar uma gestão da qualidade para que essa característica permeie todos os setores da organização — e seja mais um diferencial.
Posicionamento
Algo que vem chamando a atenção das pessoas e até mesmo influenciando os seus hábitos de compra é a forma com que as empresas vêm se posicionando em relação à sociedade e a temas considerados importantes para diferentes populações.
Existem grupos que se recusam a adquirir um produto ou serviço de organizações que tenham envolvimento em movimentos contrários às suas crenças — ao mesmo tempo em que existem aqueles que se tornam clientes (inclusive fiéis) quando a marca apoia temas sociais considerados relevantes.
Nesse caso, é importante conhecer bem o perfil do público-alvo para entender que tipo de posicionamento ele espera da empresa, além de consultar os próprios valores e cultura organizacional para não se envolver em algo que seja contra a própria crença da companhia.
Inovação
Um diferencial competitivo que vem impactando o mercado, ainda mais nas últimas décadas, é o da inovação. Quantas organizações se ergueram por desenvolverem soluções completamente diferentes daquelas que eram praticadas no mercado? Uber, Google, Apple, Netflix… a lista é grande e a cada ano vai aumentando devido à mais organizações investirem nessa questão.
Além dos produtos ou serviços, a inovação também pode fazer toda a diferença em outras áreas estratégicas da companhia: como processos e operações internas; fornecedores e matérias-prima; marketing; atendimento e relacionamento com o público, entre outras.
Nesse sentido, não são apenas as multinacionais ou negócios que desejam ser desse porte que podem apostar na criatividade e inovação — empresas menores também ganham muito ao investir em qualidades como estas, conseguindo se destacar dos concorrentes ao oferecer algo inesperado aos seus clientes.
Atendimento
Quantas vezes você já deixou de ir em uma loja ou de adquirir um serviço após receber um atendimento inadequado, seja por ter sido ineficiente ou até por faltar educação e prontidão da parte dos profissionais?
Um péssimo atendimento marca qualquer cliente, desestimulando-o a continuar comprando da marca e inclusive o motivando a compartilhar sua experiência negativa com sua rede de contatos, gerando ainda mais impactos ruins para a imagem e vendas da empresa.
Mas, o contrário também é verdade: um atendimento que supere as expectativas das pessoas é uma grata e bem-vinda surpresa, fazendo toda a diferença no relacionamento dos clientes com a marca.
Por isso, pensar em formas de surpreender o público é uma ótima forma de se destacar, indo além do que as outras empresas oferecem.
Fidelização
Nesse sentido, outra estratégia que também funciona como diferencial competitivo é a retenção dos clientes. Em vez de encerrar o trabalho com a compra do produto ou serviço, a empresa desenvolve ações para fortalecer o relacionamento com os consumidores para que eles continuem adquirindo suas soluções, e não indo buscar os concorrentes para sanar suas necessidades.
Esse tipo de estratégia pode ser realizada de diversas formas: do desenvolvimento e apresentação das ofertas ao marketing e ações diferenciadas de pós-venda — tudo deve ser feito pensando em encantar e reter os compradores, ao ponto que se tornem promotores da marca.
Diferencial Competitivo - estratégia e identidade de mãos dadas
O diferencial competitivo de uma empresa pode ser definido a partir dos seus objetivos, estratégias e identidade, alinhando-se à imagem que a organização deseja ser reconhecida no futuro. Os empreendedores e gestores precisam refletir bastante antes de investir recursos, esforços e tempo em uma área que será aquela que destacará o negócio dos seus vários concorrentes.
E uma estratégia que pode ajudar nesta questão é a Business Intelligence: uma ferramenta que permite analisar informações e dados para tornar as decisões da empresa mais assertivas.
Entenda a importância da inteligência empresarial e encontre as oportunidades de negócio para fortalecer o diferencial competitivo da sua companhia!
Perguntas Frequentes:
Ter diferencial competitivo é algo fundamental para qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de mercado. No entanto, algumas empresas têm dificuldades em entender o que as destacam de seus concorrentes e acabam se tornando mais uma na multidão.