A gamificação na gestão de pessoas é um recurso que visa promover engajamento dos profissionais para que assim estejam dispostos a cumprirem com as metas definidas pela empresa. Quando adotada pela instituição, esse recurso pode gerar maior produtividade, redução do absenteísmo, do treinamento ou mesmo no processo seletivo da organização.
O resultado de uma organização é exclusivamente dependente da atuação dos colaboradores que nela atua, portanto se preocupar no interesse que eles dispõem para desempenhar suas atividades, é o mesmo que gerir o sucesso da empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Atualmente, é possível contar com diversas metodologias para gerir os colaboradores e promover melhorias na performance, algumas mais tradicionais e outras mais inovadoras, a gamificação está entre as tendências mais inovadoras do mercado atual, e é por isso que, neste artigo, vamos compartilhar mais a respeito dela!
Se você tem interesse em descobrir como este recurso tem ajudado empresas a melhorarem seus processos relacionados à gestão de pessoas, então é só dar continuidade na leitura deste artigo, pois compartilharemos todas as informações que você precisa saber!
Primeiro, o que é gamificação?
A gamificação (ou gamification) é o uso de estratégias, técnicas e/ou design de jogos com o objetivo principal de motivar pessoas a realizarem determinadas ações. Elementos como pontuação, storytelling e recompensas são implementados para transformar uma atividade que a priori poderia ser complexa ou desinteressante em uma experiência lúdica, mas que nada está relacionada ao entretenimento.
Este conceito é recente e desde que foi criado tem sido adotado em diferentes nichos. A ideia é aproveitar elementos que as pessoas estão familiarizadas, como por exemplo a competitividade, a colaboratividade, as pontuações, as recompensas e as regras, para introduzir e trabalhar questões de diversos setores.
A gamificação, portanto, se baseia nesses elementos e se apoia em teorias da psicologia, neurociência e antropologia para instigar os participantes a alcançarem determinados objetivos. Atualmente é possível trabalhar com dois tipos de gamificação: analógica e digital.
No âmbito profissional, a gamificação pode ser implementada para diferentes finalidades: para gerar engajamento e motivação da equipe, treinar os colaboradores, aumentar a produtividade, dar feedbacks, gerar relatórios sobre desempenho da equipe e demais características que fazem parte do processo de gestão de resultados.
A importância da gamificação na gestão de pessoas
A gamificação é vista como uma ferramenta para negócios e dispõe de múltiplas finalidades. No âmbito corporativo, a gamificação na gestão de pessoas serve:
Engajamento e motivação dos colaboradores
Cada organização tem sua rotina, sendo difícil manter os profissionais motivados na maior parte do tempo. Este desafio quase sempre se destina ao Recursos Humanos que precisa encontrar meios de inovar, aperfeiçoar processos, reter talentos e desenvolver um ambiente mais satisfatório para todos os colaboradores.
A gamificação é um recurso que gera engajamento e motivação nos colaboradores, através de um sistema em que o profissional acessa uma plataforma e que conforme desenvolve as ações necessárias, recebe recompensa e reconhecimento, através de pontos ou desbloqueio de novas fases, por exemplo.
Essa metodologia é toda contextualizada ao propósito da empresa, ao trabalho e ao dia a dia do colaborador, por isso é tão eficaz neste objetivo. Os profissionais utilizam o aprendizado e a experiência obtida dentro do universo lúdico para sua realidade no ambiente de trabalho.
Treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades
A gamificação na gestão de pessoas também pode inovar a maneira com que treinamentos e desenvolvimentos são realizados na organização. Sabe aqueles materiais complexos e difíceis de implementar? Eles podem ser trabalhados de forma totalmente diferente.
A gamificação insere um ambiente lúdico, mas contextualizado com o dia a dia da empresa e transforma conteúdos densos em materiais de fácil compreensão, tornando o processo de aprendizagem uma experiência mais dinâmica e efetiva.
A diversão e o universo lúdico que só a gamificação pode gerar permitem com que os profissionais se envolvam mais, como consequência, a empresa desfruta de colaboradores mais preparados, que retém os ensinamentos trabalhados nos treinamentos e desenvolvimentos e aplicam nos processos de trabalho.
Aumento da produtividade
A metodologia da gamificação gera nos colaboradores um sentimento saudável de competição por dispor de sistema de pontuação, premiação e recompensa. Automaticamente os profissionais se empenham mais para alcançar o pódio ou estar entre os que mais se destacam.
Dados
A plataforma gamificada tem como tecnologia diversos recursos que facilitam a gestão de pessoas, dentre eles há o relatório de desempenho dos participantes.
Neste documento é possível observar de forma detalhada como está a performance de cada participante na plataforma ou o desenvolvimento dos profissionais de forma geral; os erros e acertos dos candidatos quando utilizada a plataforma para processo seletivo; os módulos que mais tem sido compreendidos, aqueles que precisam ser melhor trabalhados e outras possibilidades.
Portanto, o RH consegue dispor de comprovação quantitativa do seu trabalho, dados estes que auxiliam na tomada de decisão estratégica da empresa e ajudam a aprimorar ainda mais o trabalho de gerir os colaboradores que fazem parte da corporação.
Como o setor de RH se beneficia da gamificação?
Ao implementar a gamificação na gestão de pessoas, o RH passa a dispor de inovação em todos os seus processos.
Foi-se o tempo que o RH era visto como um departamento responsável por gerar holerite e fazer controle de entrada e saída de profissionais da empresa, hoje este setor é visto como um ambiente estratégico, e estratégia garante resultado.
Isso significa que as ferramentas nele utilizadas devem permitir com que o RH desempenhe seu papel que é de extrema importância para o modelo organizacional atual.
E como a gamificação afeta de maneira positiva quase todos os processos que a área realiza, ela se torna um recurso crucial para que a inovação de fato seja praticada por este ambiente e pela organização, possibilitando aquilo que é necessário para o setor nos dias de hoje.
Ficou interessado em conhecer melhor a respeito da gamificação após descobrir o potencial que ela dispõe no âmbito empresarial, mais especificamente no RH? Converse com os nossos especialistas, eles poderão tirar todas as suas dúvidas.