Conheça os tipos de gamificação mais populares

18 jun 2024

Tipos de gamificação, como digital e analógica, oferecem abordagens distintas para engajar e motivar pessoas em diversos contextos. 

Neste artigo, exploraremos essas duas modalidades, suas características únicas e como escolher a mais adequada para maximizar o impacto em sua empresa ou instituição de ensino.

Descubra agora suas características e a comparação entre os modelos, para implementar o mais adequado à necessidade da sua empresa ou instituição de ensino. Vamos lá?

O que é realmente Gamificação?

De forma resumida, gamificação é utilizar elementos de jogos em contextos que não se resumem a entretenimento. Recursos como storytelling, pontuação e recompensas são adotados para transformar tarefas que poderiam ser penosas em ações dinâmicas, engajadoras e eficientes.

Enquanto o jogo é uma atividade com finalidade apenas lúdica e social, a gamificação tem como objetivo trazer resultados concretos. O lado divertido das atividades apenas é usado como incentivo a realização de determinadas tarefas, especialmente aquelas que têm pouco engajamento dos participantes, pois os games têm elementos que naturalmente despertam nossa motivação.

Esse método está sendo empregado mundialmente em diversos setores - como saúde, segurança, marketing, educação e até mesmo no ambiente corporativo -, pois sua dinâmica é acessível e engajadora a diferentes grupos de pessoas, independentemente da faixa etária, gênero, escolaridade e outras segmentações.

Nas instituições de ensino, a gamificação pode ser adotada para potencializar a aprendizagem dos estudantes, pois além de motivá-los a estudar, o fator entretenimento ajuda os alunos a fixarem melhor os conhecimentos adquiridos. Tudo o que é associado com estímulos positivos é mais fácil de ser lembrado, por isso esse método auxilia no fortalecimento dos aprendizados e na sua aplicação no dia a dia.

Já nas empresas, essa estratégia pode ser incorporada a diversos processos, como treinamento corporativo, recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo na realização das tarefas cotidianas. A gamificação ajuda a transformar todas essas operações em atividades mais amigáveis e, assim, aumentar o engajamento, produtividade e eficiência de cada ação.

Entretanto, a gamificação é uma metodologia flexível e seus projetos são personalizados especialmente para atender às necessidades de quem deseja implementá-la. Por isso, não existe apenas um modelo a ser seguido.

Tipos de Gamificação

Existem dois modelos principais de gamificação que podem ser adotados nos mais diferentes contextos. Vamos conhecê-los?

Gamificação Analógica

Baralhos, tabuleiros… as pessoas que nasceram antes do boom da internet se lembram bem de como essas atividades são divertidas. Assim como são empregadas apenas para entreter, o estilo analógico também se faz presente na gamificação.

É possível criar atividades utilizando cartas, tabuleiros ou dinâmicas presenciais para obter resultados concretos, assim como está na natureza de toda gamificação. Não é apenas uma ação de entretenimento, e sim algo que terá impactos positivos no “mundo real”.

Gamificação Digital

Esse modelo aproveita os avanços tecnológicos para criar uma experiência ainda mais envolvente. Tudo se passa em uma plataforma eletrônica, assim como os games mais sofisticados.

É possível acessar a dinâmica por meio de celulares e outros dispositivos, que estão presentes na vida da maioria da população brasileira. Além disso, o formato permite a utilização de recursos multimídia para tornar as atividades ainda mais dinâmicas e que contemplem os diferentes estilos de aprendizagem. Assim, a experiência de aprendizado se torna bem mais rica.

Qual a diferença entre gamificação analógica e gamificação digital?

A gamificação é a aplicação de elementos de design de jogos em contextos não relacionados a jogos para engajar e motivar as pessoas. Há duas formas principais de gamificação: analógica e digital, que diferem nos meios e ferramentas utilizadas.

A gamificação analógica utiliza ferramentas físicas, como cartões, tabuleiros, adesivos, crachás e pontos em papel. Ela depende de interações humanas diretas, como a dinâmica de jogo conduzida por pessoas sem a intermediação de dispositivos eletrônicos. 

Um exemplo disso é um professor que usa competições de grupo e desafios com prêmios tangíveis em sala de aula. A gamificação analógica é flexível e pode ser facilmente personalizada conforme necessário, sem a necessidade de desenvolvimento técnico. Além disso, é acessível em qualquer ambiente, incluindo aqueles com restrições tecnológicas ou de acesso à internet.

Por outro lado, a gamificação digital usa plataformas e softwares digitais, como aplicativos, jogos online e sistemas de gestão de aprendizagem (LMS). A interação ocorre através de dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones. Um exemplo são os aplicativos de fitness que utilizam sistemas de pontuação e recompensas. 

A gamificação digital pode alcançar um grande número de usuários simultaneamente e globalmente, permitindo a participação remota e a coleta de dados em tempo real. Ferramentas digitais também podem integrar-se com tecnologias como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) para criar experiências imersivas. 

Além disso, a gamificação digital utiliza gráficos, animações, sons e outros elementos multimídia para aumentar o engajamento e a motivação dos usuários. Isso permite a criação de experiências de jogo complexas e ricas em conteúdo interativo.

Veja um resumo das características dos dois tipos de gamificação:

Meios e Ferramentas

  • Analógica: Ferramentas físicas.
  • Digital: Plataformas eletrônicas.

Interação

  • Analógica: Face a face e direta.
  • Digital: Mediadas por dispositivos eletrônicos.

Acessibilidade e Escalabilidade

  • Analógica: Acessível sem tecnologia.
  • Digital: Escalável e com alcance global.

Engajamento e Multimídia

  • Analógica: Basicamente não faz uso de multimídia.
  • Digital: Utilização de elementos multimídia.

Personalização e Feedback

  • Analógica: Fácil adaptação manual.
  • Digital: Personalização automatizada e feedback instantâneo.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de Gamificação

Tanto a gamificação analógica como a digital usam o lúdico como estímulo para a realização de tarefas concretas, como estudar ou participar dos treinamentos corporativos, por exemplo. Os mesmos elementos que despertam a motivação se encontram em ambos, porém, existem algumas particularidades em cada estilo.

O modelo analógico tem o seu charme e apelo, pois conta com o fator nostalgia (para quem costumava a se divertir com esse tipo de atividade), inesperado (para quem cresceu apenas com mecanismos digitais) e também com o contato cara a cara com outros participantes.

Entretanto, a gamificação digital está se tornando o modelo mais amigável aos usuários - considerando que as novas gerações, como a Z, são nativos digitais e têm contato cada vez mais cedo e prolongado com a tecnologia. Isso significa que o público tem certa familiaridade com esse tipo de mecanismo, facilitando sua implementação na instituição e tornando a experiência ainda mais engajadora.

Além disso, as plataformas eletrônicas de gamificação permitem que os usuários acessem seus conteúdos em qualquer hora e local. Desta forma, os usuários podem realizar as atividades respeitando seu ritmo, avaliando se são mais produtivos em determinado período do dia ou quando tem um espaço vago de tempo na correria do dia a dia. 

Essa característica também significa que não é preciso reservar um ambiente físico, nem agendar o horário de todos os participantes para fazer as atividades - o que resulta na redução de gastos e de esforços logísticos.

Outro benefício dos recursos eletrônicos é facilitar a mensuração de resultados das atividades. As plataformas gamificadas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos usuários, ajudando a visualizar quais pontos precisam ser aprimorados nas atividades e até mesmo se a dinâmica está atendendo às expectativas.

Mas, é importante ressaltar que a utilização de um tipo de gamificação não exclui a de outro: é possível adotar os dois na realidade da sua instituição, basta verificar qual o momento mais oportuno e o objetivo/público mais adequado a cada modelo.

Que tipo de gamificação se adequa à sua estratégia?

A escolha entre gamificação analógica e digital depende dos objetivos específicos, do público-alvo e dos recursos disponíveis na sua estratégia.

Gamificação analógica

Se você tem um orçamento limitado ou falta de acesso a tecnologias avançadas, a gamificação analógica pode ser mais viável. Ela é especialmente útil quando a interação face a face é crucial, como em pequenos grupos, salas de aula ou workshops presenciais.

A gamificação analógica é ideal para situações onde a dinâmica do jogo precisa ser adaptada rapidamente de acordo com a resposta dos participantes.

Gamificação digital

Quando é necessário alcançar um grande número de pessoas de forma simultânea e global, a gamificação digital é a melhor escolha. Ela permite o uso de gráficos, animações e sons para criar uma experiência mais envolvente. 

A gamificação digital é ideal para situações onde é importante fornecer feedback instantâneo e personalização baseada em dados analíticos, especialmente quando os participantes estão espalhados geograficamente e precisam interagir remotamente.

Cada fator influencia a forma como os elementos de jogo serão percebidos e utilizados pelos participantes, impactando diretamente o sucesso da iniciativa. 

Ao considerar cuidadosamente esses fatores, você pode selecionar a abordagem de gamificação que melhor se alinha com suas necessidades e capacidades, maximizando o engajamento e atingindo os resultados desejados.

Como adotar a Gamificação?

Assim como diversas estratégias, é fundamental planejar antes de tomar qualquer decisão: quais são os objetivos ou necessidades que precisam ser alcançados? Qual o perfil do público-alvo da ação? Qual tipo de gamificação mais se encaixa na sua realidade? E quais são os recursos e orçamento que pode ser investido nessa metodologia?

Essas e tantas outras perguntas são essenciais para desenvolver uma solução que seja a mais adequada para sua empresa ou instituição de ensino, trazendo concretamente os resultados desejados.

Em todos os casos, é importante contar com um parceiro de confiança para desenvolver o projeto de gamificação mais alinhado à sua realidade, considerando as necessidades da instituição e o perfil do público-alvo para criar uma dinâmica verdadeiramente eficiente.

Quer saber mais sobre gamificação? Venha conversar conosco e descubra mais benefícios dessa estratégia para sua empresa ou instituição de ensino.

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