A gamificação no setor educacional surge como alternativa para engajar e motivar os alunos, principalmente no contexto atual em que a educação compete com diferentes tecnologias e distrações.
O que você vai ver neste artigo:
De escolas de ensino básico a universidades, a gamificação tem inovado a maneira como estudantes adquirem novos conhecimentos, tornando o processo mais interativo, dinâmico e atrativo.
Este artigo é para você que busca por ferramentas e estratégias para a área educacional. Ele trará diferentes insights de como utilizar esse recurso como agente de transformação para instituições de ensino básico e superior.
Ferramentas de Gamificação Educacionais
Existem diversas plataformas e ferramentas criadas para promover experiências de aprendizado mais interativas e dinâmicas. Esses recursos já estão disponíveis há anos no mercado e gerando frutos ao redor do mundo.
Plataformas de Ensino com Gamificação
É impossível falar de plataformas de ensino que utilizam a gamificação como recurso para potencializar aprendizagem e não falar dessas opções.
Enem Game
O Enem Game é um jogo educacional desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil para ajudar estudantes em fase de vestibular a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A plataforma é ambientalizada semelhante aos jogos e contém perguntas de diferentes temáticas exigidas no Exame, desde geografia até idiomas.
Minecraft for Education
Minecraft é um jogo bastante popular no Brasil e no mundo. Conhecido pelos seus blocos, o jogador consegue construir um mundo completo apenas com ele. Mas essa é a versão tradicional, pois existe o Minecraft for Education, uma plataforma específica para educar seus participantes.
Nessa ferramenta, os alunos aprendem diferentes habilidades, dentre elas o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a resolução de problemas, softs skills essenciais para o mercado de trabalho.
Kahoot
Outra plataforma com recursos de gamificação, o Kahoot te dá a alternativa de criar questionários interativos e quizzes para avaliar o conhecimento dos estudantes.
Duolingo
Duolingo está na lista de aplicativos educacionais mais conhecidos no Brasil. Ele é uma ferramenta criada para ensinar idiomas e, atualmente, disponibiliza funções para o ensino de música e matemática.
Matific
Plataforma específica para o ensino de matemática, a Matific personaliza os desafios de acordo com o nível da habilidade de cada aluno, que aprende a disciplina por meio de diferentes jogos interativos.
Recursos Didáticos Gamificados
As plataformas de gamificação podem oferecer diferentes recursos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais motivador e envolvente. Confira, a seguir, os mais comuns.
Barra de progresso
As barras de progresso são representações visuais do avanço de um usuário em relação a uma tarefa ou objetivo. Elas mostram o quanto o usuário completou um determinado desafio ou curso e quanto ainda falta para atingir a meta final.
Esse recurso é eficaz porque fornece um senso claro de evolução e pode incentivar os alunos a continuar se esforçando para alcançar o objetivo, já que eles visualizam de forma contínua seu progresso
Em um curso on-line, por exemplo, a barra de progresso pode mostrar quanto do conteúdo foi concluído, como vídeos assistidos, exercícios feitos ou unidades completadas.
Níveis
Os níveis são uma maneira comum para criar uma progressão estruturada, onde o usuário avança à medida que atinge certos marcos ou cumpre tarefas. Os níveis geralmente indicam uma evolução na habilidade ou no conhecimento.
Esse mecanismo cria um senso de conquista e aumenta a motivação, pois os usuários podem comparar seu nível atual com o anterior, desafiando-se a alcançar o próximo.
Exemplo: Em plataformas de ensino, como o Duolingo, os alunos começam em um nível básico e, conforme completam lições e dominam o conteúdo, avançam para níveis mais difíceis.
Tabelas de classificação
As tabelas de classificação, também conhecidas como leaderboards, mostram o desempenho dos usuários em comparação com os outros participantes, gerando o senso de competição entre os participantes.
O Kahoot!, uma plataforma de quizzes, utiliza o recurso de tabela de classificação, nele, os alunos podem ver como se saíram em relação aos seus colegas, o que pode incentivar uma competição saudável.
Estratégias de Implementação da Gamificação
Existem algumas ações que formam a base para a construção e implementação de estratégias de gamificação. Veja as principais delas.
Definir objetivos claros
A gamificação só é eficiente quando se há objetivo a alcançar. No caso da educação, a meta pode ser melhorar a aprendizagem, por exemplo. Esse ponto definirá todos os demais, por isso é preciso se atentar a ele.
Olhar para o público-alvo
Cada público possui suas preferências e comportamento, portanto, é determinante conhecê-lo antes de definir qual experiência gamificada criar.
Escolher as mecânicas de jogo
Quais as mecânicas ideias para o objetivo definido lá no primeiro estepe: pontos, medalhas, feedback imediato? Lembre-se: elas serão responsáveis por incentivar a participação e progresso dos participantes.
Monitorar e ajustar
É preciso definir métricas que contenham se a estratégia definida está surtindo frutos. Com elas, você poderá ajustar as ações conforme necessário para aperfeiçoar a experiência e garantir que os objetivos sejam alcançados.
Metodologias Ativas de Gamificação
Há diferentes metodologias ativas para se trabalhar na gamificação. O que isso significa? Que existem diferentes abordagens de ensino e aprendizagem para envolver os alunos de forma ativa e estimular a participação e o pensamento crítico. Ao somar essas metodologias à gamificação, o processo educacional torna-se mais dinâmico e motivador.
Algumas das metodologias ativas mais utilizadas são:
- Aprendizagem baseada em jogos
- Aprendizagem baseada em problemas
- Aprendizagem baseada em projetos
- Sala de aula invertida
- Aprendizagem baseada em simulações
- Aprendizagem colaborativa gamificada
- Aprendizagem adaptativa
Avaliação de Resultados da Gamificação Educacional
Uma das bases para o sucesso da gamificação é definir e acompanhar a avaliação de resultados. O que isso significa? A avaliação dos resultados da gamificação educacional envolve medir o impacto no engajamento e desempenho dos alunos, usando ferramentas como o monitoramento do progresso, feedback e taxas de retenção.
A comparação entre o desempenho acadêmico antes e depois da gamificação ajuda a verificar se os objetivos estão sendo atingidos, enquanto a satisfação dos alunos oferece insights sobre a motivação e a eficácia da abordagem.
Aprofunde seus conhecimentos sobre gamificação, leia também sobre a Gamificação nas Startups.