O Geomarketing está relacionado a toda estratégia de marketing que utiliza a localização para otimizar campanhas e alcançar o cliente em potencial no local e na hora certa. Ao procurar por essa ferramenta é possível encontrar várias no mercado, como Geotargeting, Geofencing, Geotagging, Geofiltros, cada uma com uma finalidade.
Sabe aquelas publicações patrocinadas que você se depara quando acessa suas redes sociais e alguns sites específicos? Elas geralmente são de uma empresa que vende um produto ou serviço que, de acordo com seu histórico de navegação você tem interesse, e a empresa está perto onde você reside.
O que você vai ver neste artigo:
Essa publicação patrocinada utiliza uma das estratégias de Geomarketing para atingir clientes em potencial e, assim, gerar maior garantia de venda, visto que de acordo com o histórico de navegação do consumidor e de sua localização, ele demonstra interesse sobre o produto ou serviço.
Tendo isso em vista, neste artigo você vai ver detalhes sobre o Geomarketing, a partir deste texto você vai descobrir:
- O que é Geomarketing?
- Os benefícios do Geomarketing
- Crescimento da taxa ROI;
- Melhora na geração de leads;
- Aumento na taxa de conversão;
- Melhora na gestão do relacionamento com os clientes;
- Geomarketing na empresa?;
- Geotargeting;
- Site personalizado;
- Geofencing;
- Check-ins.
Confira!
O que é Geomarketing?
A princípio, Geomarketing era um conceito utilizado para representar estratégias empresariais que focam em determinar a localização de uma possível nova loja física, locais mais promissores para vendas ou mesmo a linha de atuação em cada local.
Mas com o passar do tempo, esse conceito tomou maior proporção, principalmente quando o Marketing Digital cresceu significativamente. Nos dias atuais, o Geomarketing está relacionado à qualquer estratégia de marketing que use algum tipo de inteligência de localização para melhorar campanhas e alcançar o consumidor no momento correto.
A área de Geomarketing trabalha em questões como:
- Indicação de estratégias de precificação;
- Definição e otimização de territórios de vendas;
- Aquisição de novos consumidores/clientes;
- Definição de canais de distribuição para produtos;
- Escolha de melhores estratégias para expansão da empresa;
- Decisão de fechamento ou reposicionamento de unidades;
- Escolha de novos pontos comerciais.
Mas para que o Geomarketing possa ser utilizado em sua totalidade, ele precisa do apoio do big data, que são os dados de localização dos consumidores que se relacionam com a sua empresa.
Logo, o Geomarketing não se trata apenas de uma única estratégia, ele deve ser considerado uma área que estuda as relações entre o território onde, empresa, consumidores, fornecedores e locais de distribuição se localizam.
Os benefícios do Geomarketing
Empresas que aderem ao Geomarketing tem como principal objetivo o aumento da vantagem competitiva, principalmente com relação ao planejamento, marketing e vendas da corporação.
Além desse objetivo mais abrangente, essa estratégia também pode trazer vantagens ainda mais específicas para o negócio. Veja as principais delas.
Maior segmentação de público
O Geomarketing permite que sua empresa segmente o público-alvo com todos os detalhes possíveis, mapeando o comportamento deles através das coordenadas geográficas.
Ou seja, através de ferramentas de inteligência geográfica, sua empresa consegue identificar a localização exata que seu consumidor está, locais que frequenta e tem maior interesse em frequentar.
Além dessa possibilidade, sua organização ainda consegue combinar essas informações com demais dados importantes e criar “personas” mais assertivas para o negócio.
Melhora na geração de leads
Ao direcionar seus conteúdos de acordo com a localização do usuário, há maiores chances de aumentar os leads da sua empresa. Isso porque você acaba personalizando ainda mais o conteúdo da comunicação, fornecendo informações relevantes de acordo com cada público que sua organização possui.
Aumento na taxa de conversão
Ultra segmentação, comunicação mais eficaz e mais leads geram como consequência mais taxa de conversão, ou seja, mais interesse de compra para o seu produto ou serviço.
Melhora na gestão do relacionamento com os clientes
Outra área que o Geomarketing impacta diretamente é a gestão do relacionamento com os clientes, que passa a contar com diversas mudanças positivas.
Sua empresa consegue, por exemplo, entender melhor onde seu cliente está e como ele se comporta nos lugares que frequenta, através disso, você pode se comunicar de forma mais eficaz, o que vai estreitar seu relacionamento com eles e deixar clara suas intenções.
Como utilizar o Geomarketing na empresa?
Há diferentes maneiras de utilizar o Geomarketing para otimizar estratégias na sua empresa:
Geotargeting
Com a Geotargeting, sua empresa consegue gerenciar campanhas de anúncios na internet para atingir uma audiência específica que deseja alcançar através da localização. Esse é o recurso de Geomarketing mais utilizado por empresas porque com ele é possível delimitar a região que o negócio está localizado e aos arredores dela.
Por ser básico, ele é encontrado em diferentes plataformas de anúncio on-line, como o Google Adwords e Facebook Ads. Nessas ferramentas, sua empresa consegue segmentar o público por país, estado, cidade, bairro e, em algumas ocasiões até mesmo por raio de distância do seu estabelecimento.
Site personalizado
Sites personalizados são considerados aqueles que solicitam a localização do usuário enquanto ele navega. O objetivo dele é tornar a experiência do usuário mais útil, entregando um conteúdo de acordo com suas necessidades.
Mas, como deu para perceber, é um recurso que depende da liberação do usuário, ou seja, ele precisa aceitar o convite para compartilhar a sua localização.
Geofencing
Geofencing é uma espécie de notificação enviada em tempo real, por meio de mensagem no celular ou por e-mail, por exemplo. Através desse tipo de tecnologia, a empresa consegue monitorar os passos dos consumidores. Conforme o usuário se aproxima de uma área de interesse, a notificação é disparada.
Essa tecnologia é a mesma utilizada pelo Waze, por exemplo, que utiliza o recurso de geofencing para informar sobre o trânsito de determinada região. Assim como existe o Google, que pede avaliação de um local que esteja visitando.
Check-ins
O check-in é outra tecnologia de Geomarketing que depende da liberação do usuário, mas que pode ser incentivada pela empresa. Ao dispor de um estabelecimento físico, você pode utilizar esse recurso para fazer divulgação gratuita do seu negócio.
Muitas organizações aderem a esse tipo de tecnologia para fornecer Wi-Fi gratuito, por exemplo. Antes de liberar o acesso à internet, o usuário precisa fazer check-in no Facebook e, como consequência divulgar o local, para então usar a internet.
Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, assine nossa newsletter e mais assuntos relevantes para você e sua empresa.
Perguntas Frequentes:
A princípio, Geomarketing era um conceito utilizado para representar estratégias empresariais que focam em determinar a localização de uma possível nova loja física, locais mais promissores para vendas ou mesmo a linha de atuação em cada local.
-Maior segmentação de público;
-Melhora na geração de leads;
-Aumento na taxa de conversão;
-Melhora na gestão do relacionamento com os clientes.