A gestão à vista é uma estratégia que pode ajudar a melhorar a comunicação, controle de metas e compartilhamento de informações importantes nas equipes — tudo de forma prática e simples.
O que você vai ver neste artigo:
Saiba o que é e como usar a gestão à vista em sua empresa e fortaleça a produtividade e comunicação dos setores!
O que é Gestão à Vista?
É difícil atuar em um contexto sem saber o que é esperado de você. Imagine estudar em um lugar onde não é possível saber suas notas, acertos e erros nas avaliações, nem há feedbacks sobre seu desempenho e progresso no aprendizado: não se sentiria perdido nesse processo, sem saber quais temas precisariam ser aprofundados e quais foram corretamente absorvidos?
A transparência e comunicação são fundamentais em qualquer atividade, ainda mais nas empresas, onde uma falha ou ruído pode comprometer a produtividade, qualidade do serviço e dinâmica da equipe. Mas uma pequena mudança pode contribuir nessa situação: a adoção da gestão à vista.
Ela é uma estratégia gerencial em que todas as informações importantes para os colaboradores são exibidas em pontos visíveis para as equipes. Isso inclui os indicadores de desempenho, os resultados, as definições sobre a cultura organizacional, códigos de conduta e outras informações estratégicas que podem fazer a diferença no trabalho e postura dos colaboradores na empresa.
Ter um certo cuidado é necessário para que o fácil acesso ao desempenho não se torne uma cobrança excessiva, um peso a mais na cabeça dos colaboradores e isso acabe prejudicando sua motivação. Uma forma de resolver esse dilema é fortalecendo o relacionamento entre as lideranças e funcionários para identificar eventuais problemas nesse sentido e solucioná-los antes que virem uma bola de neve.
Outra ideia é colocar visível a todos o desempenho da equipe, abordando essa questão de forma coletiva — tanto para incentivar a união do grupo em prol do setor, como dividir o peso dos resultados. Já a performance individual seria disponibilizada no particular, evitando exposições que poderiam se tornar negativas.
Benefícios da Gestão à Vista
Por mais simples que pareça ser, essa estratégia consegue trazer pontos positivos para a empresa e, principalmente, para a dinâmica da gestão de pessoas.
Senso de unidade
Compartilhar informações importantes sobre o negócio, inclusive sobre seu desempenho em geral, pode ajudar a fortalecer o sentimento de pertencimento e de unidade. Em vez de cada funcionário estar preocupado apenas com suas tarefas cotidianas, ele será incentivado a olhar para seu setor e para a empresa inteira, encorajando uma postura mais coletiva e o engajamento com a organização.
Além disso, a gestão à vista também considera o compartilhamento e o fácil acesso de informações relacionadas à cultura organizacional, fixando os valores da empresa na mentalidade dos colaboradores.
Transparência
Um dos pontos principais da gestão à vista é o fortalecimento da transparência, seja na organização como um todo, nos setores e com cada funcionário.
Os profissionais poderão acompanhar seu desempenho com clareza e praticidade, em vez de sentirem-se perdidos a respeito do trabalho que estão realizando e das expectativas impostas — o que, consequentemente, prejudica sua confiança e produtividade.
Já as equipes saberão se as estratégias específicas estão funcionando, dando margem para analisar quais seriam as falhas, oportunidades e pontos positivos em suas ações. O mesmo se aplicaria a empresa, de forma geral.
Feedbacks imediatos
Nesse sentido, a fácil visualização do desempenho pode permitir aos funcionários ajustar seu trabalho de acordo com os resultados. Porém, isso acontece de forma mais rápida, pois não será necessário esperar até o final do período da estratégia adotada: se tem feedbacks praticamente imediatos do retorno do serviço e ações aplicadas, agilizando os processos de melhoria — sejam dos colaboradores, setores e empresa.
Engajamento
Essa transparência e melhora na comunicação pode ajudar a engajar os funcionários, evitando alguns ruídos e confusões que prejudiquem sua relação com a empresa, liderança e colegas.
Com o compartilhamento de informações, os colaboradores poderão entender como seu trabalho colabora para o desempenho e sucesso da organização, fortalecendo sua ligação com o todo e não apenas com suas tarefas e setor.
Essas e outras questões tornam essa estratégia uma boa ideia para ser implantada em empresas de todos os portes e segmentos de mercado.
Como Adotar a Gestão à Vista?
Não é só o conceito que é mais simples do que parece, aplicar a gestão à vista é algo relativamente fácil se comparado a outras estratégias.
Algumas dicas para adotar essa metodologia são:
Definir as informações
É preciso decidir quais dados e informações serão compartilhadas e com quem. A cultura organizacional, por exemplo, deve ser acessível a todos os envolvidos com a empresa, enquanto os detalhes do desempenho de determinado colaborador podem ser restritos a um acesso particular — visto somente por ele e pela liderança.
No caso dos indicadores de desempenho e outras métricas, é importante definir quais são importantes de serem medidas e compartilhadas, para não confundir os funcionários, nem dar informações sensíveis sem qualquer cuidado.
Planejar como será o acesso
Existem várias formas de se divulgar as informações compartilhadas na gestão à vista: é possível fazer esse comunicado por meio de mural de avisos; intranet; e-mail corporativo; informativos impressos; newsletters; site ou blog internos; e até telões nas salas e escritórios.
A empresa deve considerar quais meios são compatíveis com o seu orçamento e que serão acessíveis e atrativos ao público-alvo da ação. Não adianta investir nessa estratégia se aqueles que deveriam ser atingidos não se interessarem pelo formato dos comunicados e nunca olharem as informações.
Também é importante definir quem serão os responsáveis pela coleta, organização e exibição dos dados, otimizando e ordenando todo processo.
Adotar metodologias auxiliares
Além desses recursos tradicionais, a empresa pode usar outras estratégias na gestão à vista, como o kanban — um método simples de produtividade, que adota uma representação visual para ajudar na organização das tarefas — além de softwares dos mais variados tipos.
A visualização das informações também pode ser feita em gráficos, documentos e tabelas, usando formatos diversos para ser mais acessível e de fácil entendimento por todos os envolvidos.
No entanto, existe uma metodologia inovadora que pode ajudar no fortalecimento da cultura organizacional e da comunicação interna, além de contribuir na produtividade. Descubra o que é gamificação e dê um UP na sua empresa ao adotar essa estratégia!