O marketing de inovação não está apenas na criação ou implementação de novas tecnologias ou ideias revolucionárias. Ele se faz presente em pequenos ajustes da sua empresa que são feitos quando analisado as tendências de mercado.
As tendências evidenciam como as empresas podem atender seus desejos e necessidades. Logo, uma empresa que se atenta a isso, tem maior facilidade em entregar um produto ou serviço que vá de encontro com os interesses de seu público.
O que você vai ver neste artigo:
Ou seja, muitos acreditam que é preciso implementar diferentes soluções de marketing e tecnologia da informação para gerar inovação, acontece que essas práticas só são efetivas quando a empresa consegue transformar tendência de mercado em realidade.
Pensando nisso, vamos compartilhar, neste artigo, como se dá o marketing de inovação em uma empresa e quais ações devem ser colocadas em prática. É só continuar com a leitura para ter acesso a tudo isso!
O que é inovação de marketing e qual é a sua importância?
A inovação de marketing é uma de quatro ações que precisam ser implementadas por uma empresa para que ela garanta seu espaço no mercado em que está inserida – as outras três são inovação de processo, de produtos ou serviços e de organização.
Ela consiste em usar um método de comercialização até então não utilizado pela empresa, como mudanças significativas no logotipo da marca, embalagem, posicionamento ou promoção. Como resultado final, essas alterações são sempre voltadas para melhorar a prospecção outbound de cliente e, consequentemente, aumentar as vendas, mas as metas buscadas podem ser várias:
- Melhorar a visibilidade ou a exposição dos serviços ou produtos;
- Aumentar ou preservar a quota de mercado;
- Se inserir em novos mercados, por exemplo.
Como o sucesso de uma empresa não está relacionado somente à entrega de bons produtos ou processos de fabricação eficiente, para atrair o público-alvo é fundamental ter uma estratégia de marketing inovadora.
Com a crescente tecnologia digital, os consumidores têm acesso a diversas marcas, porém são poucas que chamam a atenção. Com isso, é essencial que as empresas trabalhem com a inovação no marketing para gerar novas maneiras de alcançar o público e aumentar as vendas, assim como técnicas e práticas de neuromarketing.
São inúmeras as inovações de marketing que uma empresa pode recorrer, mas para que elas sejam efetivas, é necessário que a equipe responsável esteja a par das tendências de seu mercado para que consiga de fato se destacar.
É importante enfatizar que a inovação de marketing não pode ser confundida com a criação do perfil empresarial nas redes sociais ou mesmo o compartilhamento de memes. Apesar de serem práticas válidas e que ajudam no processo de desenvolvimento de inovação no marketing, é importante que haja um planejamento por trás de todas as ações.
Ações para aplicar inovações de marketing na empresa
Há diversas ações simples que podem ser realizadas com objetivo de criar uma cultura de inovação no setor de marketing. A seguir, você pode conferir as principais ações que vão ajudar a atingir esse objetivo. Veja!
Crie uma cultura de inovação
Os líderes da empresa precisam instigar no ambiente corporativo uma cultura de inovação, em que os colaboradores do setor de marketing possam se apropriar de sua criatividade e inovação e, com isso, trazer novas estratégias que rendem melhores resultados.
Essa prática garante mudanças significativas dentro do contexto corporativo, que são rapidamente abraçadas pelas equipes, visto que elas trazem maior autonomia e confiabilidade no trabalho dos profissionais. Além disso, a equipe passa a cometer menos erros e se tornam mais engajados em suas tarefas.
Abrace a tecnologia
Implementar a tecnologia no ambiente corporativo é questão de sobrevivência nos dias atuais. Mas quando se trata sobre a área de inovação, algumas empresas tendem a recorrer somente ao marketing raiz e ignorar o potencial que existe nas demais ferramentas, como é o caso do marketing digital.
As grandes empresas do Brasil e do mundo já estão adaptadas ao digital e inclusive estão nas principais redes sociais, utilizando estratégias, como Analytics para analisar o seu desempenho, definirem conteúdos que gerem relacionamento com seus públicos, além de internet das coisas e outros.
O foco dessas ações está no ciclo de vida do cliente, isso porque a decisão de compra dos consumidores atuais não está apenas no seu desejo ou necessidade, mas também está diretamente relacionado com as tendências das redes sociais, a alternativa de fazer compras on-line, por meio de dispositivos mobile, e por conta da imagem da marca no âmbito digital.
Assim, o marketing de uma empresa não é responsável apenas por desenvolver campanhas e ações de venda, mas em identificar a forma correta de aliar as estratégias do setor com a tecnologia para gerar mais interesse de compra aos consumidores.
Faça benchmarking
Benchmarking quer dizer “referência”. Na prática significa realizar uma análise aprofundada das melhores ações utilizadas por empresas concorrentes e que podem ser usadas na sua organização.
No processo de benchmarking são feitas interpretação, avaliação e mensuração dos dados coletados sobre as instituições do mesmo nicho e que são qualificadas como concorrentes da sua empresa.
Essa estratégia pode ser utilizada em qualquer empresa, seja ela de porte pequeno ou grande. Na realidade, esta ação tem-se mostrado essencial para garantir o entendimento sobre o que está ou não funcionando no mercado. Isso porque ela tem ajudado a facilitar o desenvolvimento dos processos de inovação de marketing das empresas.
Dê autonomia às equipes envolvidas
Dar autonomia para as equipes que estão de alguma forma relacionadas com a inovação de marketing, é uma maneira de colocar as ideias em prática, testar e experimentar novas soluções para identificar se vale ou não a pena continuar com tais ações.
Os profissionais devem se sentir figuras importantes no processo e, ainda, ter a oportunidade de atuar e dar suas opiniões quanto às decisões que serão tomadas. Mas é importante que na implementação dessa mudança, sua empresa se atente em definir metas e prazo para que os resultados de fato apareçam. Com isso, os colaboradores vão se empenhar ainda mais em suas tarefas.
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A inovação de marketing é uma de quatro ações que precisam ser implementadas por uma empresa para que ela garanta seu espaço no mercado em que está inserida – as outras três são inovação de processo, de produtos ou serviços e de organização.
- Crie uma cultura de inovação
- Abrace a tecnologia
- Faça benchmarking
- Dê autonomia às equipes envolvidas