Lean Inception ajuda alinhar as atividades necessárias para o desenvolvimento de um projeto a fim de que a equipe tenha sucesso na jornada.
Lean Inception é uma metodologia que combina a potencialidade do Design Thinking com as características do Lean Inception e traz uma visão ampla acerca do produto ou serviço a ser criado. A ideia é que através dele, um produto seja desenvolvido sem haver desperdícios de recursos.
O que você vai ver neste artigo:
Antes de colocar um produto ou serviço na praça é preciso passar por uma série de processos que validem o potencial daquela ideia, para identificar se existe um público interessado e se de fato ela é viável. Essas ações inclusive são determinantes para o sucesso da empresa, também para garantir economia.
O lean Inception surge exatamente com esse objetivo. Com influência das metodologias ágeis e do Lean Startup, ele busca eliminar desperdícios e melhorar todos os processos relacionados ao desenvolvimento de um produto ou serviço.
O que é lean inception?
Antes de entender o que é lean inception, é necessário conhecer outro conceito, o MVP. A sigla MVP vem do termo Minimum Viable Product, em português Mínimo Produto Viável, e se refere a uma versão simples e enxuta de um produto. Esse protótipo é criado com o mínimo de recursos (dinheiro e tempo) para testar a aceitação do mercado.
A ideia de testar o mercado com um protótipo é comum no mundo corporativo e agrega valor ao produto final, mas até chegar nessa etapa são necessárias várias outras que exigem gerenciamento. É aí que entra o Lean Inception.
O Lean Inception é uma metodologia que busca alinhar pessoas e processos para desenvolver o produto mínimo viável que será criado. Em outras palavras, ele é o primeiro passo para a criação de qualquer projeto.
Ao adotar essa metodologia, a empresa passa a definir quais as funcionalidades principais, aquelas que tornam o produto viável e consegue validar as hipóteses levantadas. Com isso, ela consegue reduzir custos.
Os benefícios do Lean Inception
O Lean Inception oferece uma série de benefícios para as empresas que decidem adotá-lo. Veja os principais deles.
Uma metodologia para todo tipo de projeto
Após anos de criação de projetos voltados para o setor de engenharia de softwares, Paulo Caroli - criador do método - percebeu certa similaridade entre as ações realizadas antes do desenvolvimento de softwares propriamente dito. Ele concluiu que ainda na etapa de idealização era importante alinhar as áreas de negócios e a área técnica.
Foi então que teve a ideia de adaptar a metodologia adotada para a criação de projetos de engenharia de softwares (também conhecida como metodologia ágil) para contemplar também os processos realizados antes da criação do software. Assim surgiu a metodologia Lean Inception.
Conforme era colocado em prática, Caroli começou a perceber que a metodologia podia ser implementada em qualquer projeto, afinal, antes de partir para a prática, em todos os projetos, é necessário descobrir funcionalidades do produto e outras especificações.
Logo, esse método se aplica em projetos pequenos, médios e grandes. Pode ser adotado por empresas e startups, e independe de nicho ou área. Desde que exista um objetivo e um produto a ser criado, ele pode ser utilizado.
Gera clareza
A metodologia é bastante simples, e possibilita que os envolvidos tenham uma melhor visão acerca do projeto que será criado. Através de perguntas concisas e diretas, eles têm maior entendimento acerca de:
- quem é o público que desejam impactar;
- como o produto será de fato útil;
- como ele vai se destacar das soluções já criadas até então;
- quais vantagens ele possui;
- e outras questões que dão uma visão 360 graus de como o produto será.
Maiores chances de sucesso
Por ser uma metodologia que traz clareza, é comum que os profissionais percebam pontos falhos ou de melhoria que, e que se fossem descobertos em outros momentos, poderiam atrapalhar no sucesso da criação do projeto.
Como toda essa etapa é realizada antes mesmo da criação de um MVP, a equipe consegue consertar os problemas sem que possam afetar de alguma maneira o resultado.
Lean Inception na prática
Para trabalhar com o Lean Inception é preciso estar no começo de um projeto, quando só existe um esboço do produto. As primeiras ações irão se resumir em encontrar a equipe em um local apropriado e com as ferramentas certas para executar as seis etapas principais que a metodologia se baseia.
1. Visão e objetivos do produto
A equipe criada deve definir algumas características sobre o produto:
- Qual é o público-alvo?
- Quais problemas ele busca resolver?
- Como ele se diferencia dos demais já existentes?
- Quais os benefícios que ele oferece?
Essas perguntas-chave visam facilitar a definição do objetivo principal, aquele que espera ser alcançado no projeto.
2. Personas
O foco é criar um produto viável para agradar determinado público, certo? Mas quem são essas pessoas? O que geralmente elas consomem? Qual é o estilo de vida que elas possuem? Qual a idade aproximada desse público?
Perguntas assim permitirão que você crie um produto de acordo com esse perfil almejado e ajudarão na validação das ideias que surgirão ao longo da execução do Lean Inception.
Pode-se dizer, portanto, que esta etapa serve para criar o perfil do seu cliente ideal, não deixando de fora suas motivações, expectativas, necessidades, desejos e outras características que podem te nortear na hora de produzir o produto final.
3. Funcionalidades
A terceira etapa do Lean Inception deve ser destinada para o desenvolvimento das funcionalidades do produto, que devem levar em consideração o principal objetivo (definido na primeira etapa) e atender as necessidades da persona (criada na segunda etapa).
4. Jornada do usuário
Jornada do usuário é o nome dado para a prática de descrever todos os passos que o usuário dará para resolver seu problema através do produto. É preciso considerar o que acontece antes, durante e depois dessa interação.
A partir desta etapa será possível ter uma melhor visão acerca das funcionalidades, e a partir disso, você poderá avaliar o que está faltando ou sobrando.
5. Lista de tarefas
A lista de tarefas deve ser o próximo passo a se fazer. Com ela a equipe consegue ter clareza a respeito das tarefas que precisam ser realizadas e a data de entrega de cada etapa do MVP.
6. Quadro visual do MVP
O último passo é voltado para a criação de um quatro visual, ele é conhecido como Canvas MVP. Com ele, a equipe conseguirá validar as ideias sobre o produto. De acordo com Caroli, o criador da ideia do Lean Inception, o Canvas MVP precisa ser preenchido levando em consideração as seguintes características:
- Objetivo do Mínimo Produto Viável;
- Personas (para quem é o produto);
- Jornadas atendidas ou melhoradas com o MVP;
- Funcionalidades a serem construídas no MPV;
- Resultado buscado;
- Métricas que serão usadas para validar as possibilidades do negócio;
- Custo e cronograma presumidos para a entrega do MVP.
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