Eliminar desperdícios e aumentar a produtividade é uma estratégia que as empresas vêm adotando para obter mais lucro. Ainda mais em situações de crise, essa mentalidade é importante para a própria sobrevivência do negócio, ajudando a ter mais receita com menos despesas. Esse enxugamento faz parte de uma filosofia aplicada por diversas organizações mundiais e incorporá-la nos variados setores vai fazer a diferença na sua instituição. Conheça agora o Lean Office e como implementar esse conceito na sua realidade!
O que é Lean Office?
Lean Office, basicamente, é a aplicação do pensamento enxuto aos processos administrativos de uma empresa. Essa mentalidade visa reduzir os desperdícios nas operações - seja de tempo, dinheiro ou outros - para obter melhores resultados e gerar valor ao cliente. Mais do que uma mudança de equipamentos e softwares, o Lean Office é uma transformação na cultura da empresa. Esse conceito ajuda a identificar pontos que podem ser melhorados na administração e que causam prejuízo, como a falta de padronização e o desperdício de tempo dos funcionários em processos que poderiam ser otimizados, por exemplo. O conceito de “lean” começou a ser aplicado décadas atrás para reduzir de forma contínua os desperdícios, enxugando nos processos tudo aquilo que não gera valor. Esse princípio foi desenvolvido pela Toyota, formado por várias concepções que foram se agregando com um objetivo: ter a melhor qualidade, pelo menor custo e lead time (o tempo entre o início da atividade e a entrega efetiva para o consumidor). E isso se fez por meio do enxugamento daquilo que era excesso ou perda. A organização adotava essa filosofia (também chamada Toyota Production System - TPS) em suas operações industriais, mas, com a disseminação da ideia, outras empresas - e de diferentes segmentos - começaram a incorporar a mesma mentalidade em outros processos. Inclusive nos administrativos, como vemos no Lean Office. Uma das diferenças entre adotar o pensamento enxuto em processos de produção e nos administrativos é que, no primeiro caso, é mais fácil identificar os desperdícios. É automático entender que uma máquina parada na fábrica não gera lucro, porém é mais difícil compreender como uma organização inadequada de documentos pode impactar negativamente a empresa, por exemplo. Só porque não é algo mais palpável, não significa que não causa prejuízos: a desorganização pode atrasar as operações; gerar retrabalho e até complicações legais - para citar algumas consequências. Adotar o Lean Office, nesse exemplo, é perceber que uma organização eficiente da papelada - ou até a digitalização de alguns documentos - facilita a sua gestão, agiliza a consulta de informações e pode até mesmo resultar na diminuição de determinados erros. Assim, em vez dos funcionários perderem tempo procurando determinados dados, eles encontram com maior praticidade aquilo que procuram. Imagine isso ocorrendo com a sua empresa, com os arquivos financeiros, contábeis, de RH, até mesmo os relacionados aos clientes. Assim, implementar o conceito de Lean Office pode ser uma ótima forma de otimizar processos ao identificar continuamente o que precisa ser melhorado e agindo para cortar aquilo que não vai gerar valor para o cliente.Benefícios do Lean Office
Adotar essa mentalidade na empresa pode trazer diversas vantagens. Vamos conhecer algumas?- Melhor aproveitamento do tempo e trabalho
- Redução de desperdícios
- Maior agilidade nos processos