A Matriz CSD é uma ferramenta adotada para analisar um problema e encontrar soluções. Esse método pode ser adotado por empresas de todos os portes e segmentos, montando uma equipe para se investigar determinadas situações que estejam prejudicando seu desempenho ou então para desenvolver projetos com maior eficiência.
Aproveite essa ferramenta acessível em seu negócio: conheça a Matriz CSD e como usá-la para solucionar seus problemas!
O que é a Matriz CSD?
Não dá para resolver um problema de qualquer jeito, sem descobrir a raiz da situação ou as possibilidades envolta do contexto. Esse descuido pode acabar gerando ações que não vão resolvê-lo (mesmo após investir tempo, recursos e esforços) ou, pior, agravá-lo.
Mesmo métodos simples podem ajudar a preparar a equipe e profissionais da empresa para solucionar determinada situação: uma das mais conhecidas e acessíveis é a Matriz CSD.
A Matriz de Certezas, Suposições e Dúvidas (Matriz CSD ou Método CSD) é uma ferramenta que ajuda os profissionais a analisar determinado problema na organização e a propor soluções mais assertivas. Ela é bastante usada em projetos e ações de aprimoramento contínuo, contribuindo para melhorar diversos pontos em empresas de todos os portes e segmentos de mercado.
Basicamente, esse método traz um quadro com informações, hipóteses e perguntas que tenham relação com o problema e situação investigada pela equipe responsável para desenvolver as soluções. Também é possível usar a Matriz CSD na hora de iniciar um projeto na empresa, contribuindo para fornecer dados estratégicos para que a ação tenha melhores resultados.
O fato de ser uma ferramenta simples não é algo banal ou negativo. Pelo contrário, métodos descomplicados — inclusive como outros, tal qual o Kanban, por exemplo — são capazes de fazer toda a diferença nas rotinas de uma equipe, departamento e empresa, tudo de forma acessível no sentido de compreensão, investimento e facilidade de execução.
Dessa forma, a Matriz CSD é uma metodologia simples, prática, fácil de ser entendida e aplicada pelos profissionais, isso sem demandar gastos e esforços extraordinários na dinâmica. Seu formato ajuda todos os envolvidos no projeto a visualizar de forma objetiva e clara o problema e situação em diferentes ângulos, dando mais suporte para a equipe pensar em estratégias e um plano de ação para resolvê-lo.
Como e quando usar o Método CSD?
Aplicar a Matriz CSD é bastante fácil — basicamente essa ferramenta consiste em desenhar 3 colunas em um quadro ou representação visual, uma para cada letra, e descrever o que elas determinam:
- C (Certezas): todas as informações confirmadas a respeito do problema/projeto e seu contexto;
- S (Suposições): hipóteses que expliquem o problema/projeto e seus desdobramentos;
- D (Dúvidas): questões que ainda precisam ser explicadas e que influenciam a situação.
Um exemplo pode ajudar a deixar mais claro a utilização dessa ferramenta. Imagine o seguinte problema a ser investigado: determinado produto da empresa vem registrando queda repentina nas vendas.
- Na coluna C de Certezas pode-se elaborar as informações concretas que se tem a respeito da situação investigada. Fatos como: foi uma queda repentina das vendas a partir do mês de fevereiro; foi o único produto da organização que registrou essa baixa e o público-alvo não está reagindo como antes à campanha de vendas, por exemplo, são alguns dados que podem apontar pistas para o que está acontecendo.
Por isso, é importante investir em métricas para acompanhar diversos processos e ter em mãos informações estratégicas para analisar o cenário e chegar a soluções depois.
- Na coluna S de Suposições se descreve todas as hipóteses relacionadas a este problema. E se houve uma mudança na qualidade do produto e que foi percebida pelos clientes? E se as estratégias de vendas e marketing estão desatualizadas ou não tem mais apelo ao público-alvo? Os concorrentes lançaram ou tem um produto similar e que as pessoas estão migrando para ele? Ou então ocorreu uma alteração no cenário econômico local que impactou o poder de compra da população?
Até mesmo um brainstorm pode contribuir para elaborar suposições sobre o que está ocorrendo, seja com o produto em si, estratégias da empresa ou o contexto e que estão impactando as vendas dessa mercadoria.
- A coluna D de Dúvidas traz tudo que ainda precisa ser explicado pela equipe. Será que não é preciso aprimorar ou aumentar as ações de marketing da empresa? Fortalecer o treinamento dos vendedores? Repensar o produto para ter mais apelo ao público? Oferecer uma versão mais econômica para segurar os clientes que estão tendo dificuldades financeiras?
Esse mesmo modelo pode ser aplicado ao criar projetos na empresa. Deseja desenvolver um novo produto ou serviço ou otimizar um processo? Preenchendo o quadro é possível ter uma base melhor para investir nessas ideias.
Claro que todas as informações listadas na matriz precisam contar com dados confiáveis e estratégicos para confirmar as hipóteses. Caso contrário, serão apenas especulações que podem não refletir a realidade e, dessa forma, somente fazer a empresa e profissionais desperdiçarem tempo, esforços e recursos em algo que não vai gerar os resultados desejados.
A Matriz CSD é preenchida por um grupo de profissionais — que podem estar envolvidos no departamento, com gestão de projetos ou serem de áreas multidisciplinares — que se reúnem e discutem cada um dos pontos, além de soluções para resolver o problema investigado. Dessa forma, pode ser usada em empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado, e para resolver situações diversas.
Além disso, é possível adotar outras metodologias em conjunto com essa ferramenta, como o Design Thinking, para obter resultados ainda mais expressivos. No entanto, a Matriz por si só já pode gerar impactos positivos na dinâmica interna.
Seja para solucionar problemas ou implementar novos projetos na empresa, essa ferramenta tem muito a contribuir. Por meio do uso de dados, a reunião dos talentos e uma metodologia simples e eficiente, pode-se enxergar uma situação ou projeto por diferentes lados para se encontrar oportunidades de melhoria e de negócios.
Mas, para se resolver um problema é fundamental saber onde ele está primeiro. E, para diagnosticá-lo, é importante saber usar as métricas corretas para encontrar e entender a situação.
Conheça os 7 indicadores de qualidade que você precisa estar atento e fortaleça os resultados da sua empresa!
Perguntas Frequentes:
A Matriz CSD é uma ferramenta adotada para analisar um problema e encontrar soluções. Esse método pode ser adotado por empresas de todos os portes e segmentos, montando uma equipe para se investigar determinadas situações que estejam prejudicando seu desempenho ou então para desenvolver projetos com maior eficiência.
Aplicar a Matriz CSD é bastante fácil — basicamente essa ferramenta consiste em desenhar 3 colunas em um quadro ou representação visual, uma para cada letra, e descrever o que elas determinam. Saiba mais acessando o artigo.