Se você busca soluções de RH para a sua empresa, precisa conhecer mais sobre a gamificação. Afinal, essa prática inovadora faz com que você possa solucionar diversos desafios do departamento de pessoas da organização.
A
gamificação nada mais é do que uma estratégia em que são aplicados elementos de jogos em atividades de rotina, de modo que seja possível aumentar o engajamento dos colaboradores, fomentar a cultura organizacional, fazer um melhor processo seletivo etc.
Em uma época em que boa parte dos colaboradores das organizações é composta de jovens da chamada geração Y e que já têm o hábito de jogar games em seu dia a dia, essa tendência se torna ainda mais eficiente, pois o trabalho será visto como algo prazeroso e não apenas como uma mera obrigação social.
Para que você entenda mais sobre como a gamificação pode solucionar os desafios do setor na sua empresa, listamos uma série de tópicos com os processos que podem ser melhorados com essa prática. Confira a seguir!
Contratação de pessoas
As empresas tradicionais pecam quando desenvolvem processos de contratação e treinamento monótonos e sem a possibilidade de feedback dos candidatos às vagas de trabalho. Esse quadro pode ser revertido quando se desenvolvem técnicas de gamificação nos processos seletivos.
Os jogos de fuga ou escape, por exemplo, fazem com que as pessoas precisem raciocinar e adotar capacidades lógicas rapidamente. Sendo assim, é possível observar quem tem um melhor
desempenho nessas atividades e mais aptidão para realizar, na prática, as funções que terá na empresa.
No caso de
games em grupo, também é possível analisar quem são os candidatos que mais têm capacidade para trabalhar em equipe e, assim, realizar as suas atividades de forma coletiva na organização.
Treinamento e cursos
Os games também podem ser didáticos e ter a função de educar ou qualificar os colaboradores de uma empresa, incentivando o trabalho em equipe e o pensamento em conjunto, a partir das diretrizes organizacionais da companhia.
É possível, portanto, desenvolver treinamentos com base na gamificação. Desse modo, a empresa precisa compreender qual conteúdo ela quer transmitir para os colaboradores e quais são as mecânicas de games mais adequadas para passar cada informação, além de avaliar a performance do usuário.
A ideia é que a empresa consiga compreender o problema e propor novos treinamentos com base nas dificuldades encontradas e nos insights gerados.
Engajamento dos colaboradores
Para que as empresas funcionem de forma adequada, é preciso que seus funcionários atuem em sinergia, que tenham engajamento e que sigam os preceitos da cultura organizacional. Desse modo, desenvolver ações motivacionais e de endomarketing é algo fundamental.
Para que esse engajamento aconteça de forma natural durante as atividades da empresa, convém que ele seja estimulado por meio de atividades e estratégias de gamificação, desenvolvendo ações que façam com que as diretrizes da organização sejam trabalhadas na prática pelos jogadores.
Desse modo, os games se tornam uma
ferramenta que também pode fazer com que os funcionários se sintam mais motivados e, consequentemente, mais engajados com os preceitos da empresa no seu dia a dia profissional.
Competências de comunicação
A comunicação é algo muito importante para as empresas e deve ser uma via de mão dupla, ou seja, a organização emite as mensagens, mas também tem o dever de ouvir o feedback dos colaboradores, pois, somente assim, ela se efetivará e trará resultados positivos para ambas as partes.
O que acontece é que nem sempre as pessoas têm esse comportamento — essa facilidade em dar retorno sobre as mensagens que recebem —, o que faz com que os empresários pensem que está tudo bem e que problemas não ocorrem na organização.
Os jogos também podem ajudar nesse sentindo, desenvolvendo, estrategicamente, as competências de comunicação para que os colaboradores se sintam
motivados e livres para expressar a sua opinião sobre todos os assuntos organizacionais, gerando uma cultura mais participativa e horizontalizada nas práticas da organização.
Inovação e cultura interna
A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores, regras, missão e visão que uma empresa tem. Dentro desse contexto, convém que os colaboradores conheçam essa cultura e realizem o seu trabalho a partir desses preceitos.
Outro ponto importante é a inovação, pois vivemos em um cenário tecnológico em que, cada vez mais, é necessário ser inovador para se destacar no mercado de trabalho, e ter esse tipo de atitude também deve ser incentivado pelas empresas. Sendo assim, os games podem servir como instrumentos para divulgar a cultura interna e promover a inovação.
A gamificação é uma interessante maneira de transmitir a informação e a cultura interna de forma interessante, pois, por meio dos jogos, é possível engajar os colaboradores na absorção do conhecimento. Ademais, podem ser aproveitados
insights obtidos na gamificação para reforçar a cultura organizacional e verificar o fit cultural dos colaboradores.
People analytics
O
people analytics é um processo em que a empresa tem a incumbência de coletar dados de seus colaboradores, podendo armazená-los e guardá-los em sistemas que permitam que eles possam ser analisados quando for necessário.
Se a empresa precisa promover alguém a líder, por exemplo, pode utilizar esse sistema de dados para analisar e verificar quais são os colaboradores de seu quadro que têm mais aptidão para a atividade de liderança. Assim, haverá a garantia de que foi feita a melhor escolha, evitando problemas futuros, como a não adaptação de um líder despreparado para o cargo.
A gamificação, nesse sentido, pode contribuir de modo que, nos jogos realizados, podem ser analisadas e anotadas as qualidades de cada um dos colaboradores, servindo como uma ferramenta de coleta de informações para alimentar os sistemas de people analytics.
E então, conseguiu perceber como a gamificação pode ser uma excelente saída para quem procura por soluções de RH para uma empresa? Agora, você já sabe sobre a importância dessa estratégia e pode colocá-la em prática na sua organização. O mais indicado é que você utilize plataformas gamificadas, que já têm todas as mecânicas e técnicas de jogos estruturadas.
O Ludos Pro é uma
plataforma gamificada que pode ajudar a sua empresa nesse sentido, proporcionando o monitoramento de jogos e a mensuração de dados, como o comportamento e o nível de
engajamento dos seus colaboradores. Quer saber mais sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter! Assim, você receberá nossas dicas sempre em primeira mão.