Brand Safety é uma estratégia desenvolvida para proteger a reputação e imagem de uma marca de situações desfavoráveis, especialmente nas redes sociais e na internet em geral. Um comentário ou associação negativa pode gerar um grande problema inclusive para suas vendas.
O que você vai ver neste artigo:
Evite dores de cabeça e prejuízos para sua organização! Descubra a importância de se investir em Brand Safety:
O que é Brand Safety?
Existem estratégias que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações, independentemente do seu segmento de atuação. E, entre elas, está o Brand Safety.
Basicamente, ela é uma série de táticas que a empresa adota para proteger a sua imagem, especialmente na internet. Por meio de ações como monitoramento e cuidado ao realizar parcerias, é possível identificar situações que possam prejudicar a reputação da companhia — evitando-as ou reduzindo os danos quando elas se efetivam
A imagem de uma marca é algo precioso: uma reputação positiva contribui para conquistar a confiança e engajamento do público, além de mais vendas; enquanto uma fama negativa acaba afastando compradores e até mesmo parceiros de negócio, prejudicando o desempenho da empresa e reduzindo sua relevância no mercado.
Por isso, é fundamental estar atento a como o público enxerga sua organização, resolvendo focos de problemas antes que virem incêndios, evitando associações negativas e protegendo a credibilidade da empresa.
A Importância do Brand Safety para Organizações
A verdade é essa: as pessoas estão sempre de olho no que é falado sobre empresas nas redes sociais, seja para encontrar boas recomendações, descobrir coisas que considerem inadequadas sobre elas ou verificar como foi a experiência de outros compradores.
Apenas um único comentário pode gerar consequências graves para a imagem e até para os lucros de uma organização. Essa mensagem pode passar de usuário em usuário — por meio dos likes, compartilhamentos e interações — e alcançar um número expressivo de pessoas. Como uma bola de neve, mais e mais clientes ou compradores em potencial acabam tendo uma visão negativa da empresa, chegando ao ponto de abandoná-la (e irem para a concorrência).
Mesmo que a marca não esteja diretamente envolvida em algo desfavorável, ainda sim uma situação danosa pode respingar em sua credibilidade. Atualmente existem vários movimentos em que cidadãos cobram as empresas que patrocinam ou de alguma forma tem relações com outras organizações/pessoas metidas em escândalos ou em contextos considerados negativos — como propagação de mensagens de ódio, por exemplo.
Há diversos exemplos recentes de empresas que retiraram seus patrocínios por conta de campanhas como estas, tomando essa decisão como forma de mostrar que não compactuam com os comentários e ideias expressados por determinado indivíduo. Essa é uma forma de “estancar o sangue” para evitar que a imagem da marca fique ainda mais prejudicada.
No entanto, com a velocidade que tudo ocorre nas redes sociais, não dá apenas para reagir quando algo negativo surge: é preciso evitar — e até antecipar — problemas antes que eles se realizem. Isso é importante especialmente, pois, não importa se a organização fizer a melhor gestão de imagem, após uma situação complicada, sempre existem os indivíduos que ficarão com a primeira (e negativa) impressão da marca.
Por isso, a prevenção é sempre o melhor remédio.
Dicas para Cuidar da Imagem da Empresa
Existem algumas orientações que são essenciais para preservar a imagem da organização e evitar uma série de problemas.
Investir em monitoramento
Imagine que alguém comenta nas redes sociais um problema que teve com sua empresa e essa mensagem chega a milhares de pessoas… mas sua companhia só fica sabendo disso dias depois — quando os comentários negativos formam pilhas e se espalharam por todos os cantos.
As redes sociais pedem agilidade nas respostas: por isso, é importante estar atento e precavido em caso de problemas, investindo em mecanismos de monitoramento para apagar qualquer chama antes que ela se espalhe como um incêndio.
Pesquisar aprofundadamente os envolvidos com a marca
Não é à toa o dizer “diga-me com quem andas, que te direi quem és”: é natural que as pessoas pensem coisas positivas ou negativas de alguém dependendo de suas companhias — e não diferente com as empresas. Se ela patrocina alguém com um histórico de violência doméstica, por exemplo, não é difícil imaginar qual seria a opinião do público em geral a respeito dessa parceria.
É importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre as pessoas, eventos e organizações patrocinadas, além de demais parceiros de negócios, antes de efetuar a união. Deve-se procurar por seus posicionamentos (ou a falta deles), comentários, opiniões e qualquer situação que possa impactar positiva ou negativamente a imagem de quem se associar a eles.
Cuidado com as estratégias de marketing
Assim como é importante escolher bem as pessoas envolvidas com a empresa — como influenciadores e garoto/garota propaganda — também é fundamental pensar em como outras ações de marketing precisam de um cuidado semelhante.
Imagine aparecer um Ad da marca em um site de um segmento que não seja bacana da organização se associar ou então ser uma plataforma ligada a atividades criminosas: como ficaria a reputação da empresa neste caso?
Manter-se coerente aos seus valores
Algo importante para um negócio é definir sua cultura organizacional, pensando em quais valores vão nortear seu posicionamento e ações. No entanto, não adianta nada que esses ideais fiquem apenas no papel, propagandas e estratégias de marketing — caso contrário, não servirão de nada e, pior, podem ser vistos como “provas” da incoerência da empresa.
Por isso, é fundamental que a companhia realmente siga os seus valores organizacionais, tanto internamente como em suas parcerias. Um negócio vegano aparecendo na lista de patrocinadores de uma Festa da Costela, por exemplo, é uma crise de reputação pedindo para explodir.
Medidas proativas
A imagem da companhia também não se sustenta apenas evitando problemas. É preciso construir uma reputação sólida — e de acordo com os seus valores — para ter credibilidade com o público e despertar o seu engajamento. Afinal, cada vez mais as pessoas querem organizações que gerem um impacto positivo na sociedade.
Por isso, as empresas estão investindo em ações que tragam benefícios à grupos marginalizados ou para a população em geral, associando sua imagem ao bem-estar da comunidade
Descubra o poder do Marketing Social e fortaleça a presença da sua empresa no coração do público!
Perguntas Frequentes:
Brand Safety é uma estratégia desenvolvida para proteger a reputação e imagem de uma marca de situações desfavoráveis, especialmente nas redes sociais e na internet em geral. Um comentário ou associação negativa pode gerar um grande problema inclusive para suas vendas.
- Investir em monitoramento;
- Pesquisar aprofundadamente os envolvidos com a marca;
- Cuidado com as estratégias de marketing;
- Manter-se coerente aos seus valores;
- Medidas proativas.