A tecnologia está cada vez mais ganhando as salas de aula. Desde o ensino básico ao profissional, os avanços tecnológicos abriram um mundo de possibilidades para os educadores engajarem os estudantes e enriquecerem sua experiência de aprendizagem.
O que você vai ver neste artigo:
Quer adotar ferramentas inovadoras no ensino, mas não sabe como? Conheça 4 tecnologias para usar na sua sala de aula e tornar a aprendizagem mais engajadora!
Os Benefícios de se Adotar a Tecnologia em Sala de Aula
Aderir à tecnologia é um caminho sem volta: seja na vida pessoal, como na formação educacional, é inevitável usar as ferramentas tecnológicas para facilitar algumas tarefas ou realizar ações impensáveis há 20 anos.
Imagine ficar sem os aplicativos de mobilidade - como Uber, Grin e Yellow - de comunicação - como o WhatsApp e Telegram - ou sem as plataformas de streaming - Netflix e Globoplay. Imagine não conseguir usar os buscadores ou ler notícias na internet para saber o que está acontecendo no país e no mundo. Quantas facilidade e possibilidades surgiram apenas com essas inovações?
Essa revolução também impactou outras áreas como a educação, abrindo um novo mundo aos estudantes, professores e instrutores. Isso para todas as idades: tanto as turmas iniciais de ensino básico, universitários ou colaboradores de empresas podem se beneficiar dos avanços tecnológicos para aprimorar seus conhecimentos e ter uma experiência mais amigável e engajadora de aprendizado.
A adoção da tecnologia em sala de aula pode enriquecer o ensino de diversas formas. Primeiro, ao usar outros formatos de conteúdo: o modelo tradicional de educação costuma usar mais a linguagem textual e a transmissão oral para difundir o conhecimento. No entanto, algumas pessoas aprendem melhor com estilos variados de estímulos. Os recursos tecnológicos aproveitam recursos como o audiovisual, infográficos e outros materiais para criar uma experiência mais personalizada de aprendizagem.
O uso desses formatos também ajuda a aumentar o engajamento dos estudantes nas atividades. A tecnologia, como vimos, já faz parte do cotidiano das pessoas e ignorá-la na sala de aula significa formar um abismo entre o ensino e a realidade dos alunos. Fortalecer a motivação na aprendizagem é uma maneira de combater a evasão escolar e o desinteresse no conhecimento.
Além disso, as ferramentas tecnológicas costumam estimular uma postura mais ativa de aprendizagem. Não basta ficar escutando o professor/instrutor por horas, é preciso interagir com os materiais e até mesmo construir o seu próprio caminho para o conhecimento.
Isso tudo não significa que os avanços tecnológicos irão substituir o professor/instrutor: pelo contrário, a tecnologia em sala de aula vem facilitar o seu trabalho e ajudá-lo a engajar os estudantes nas atividades e a fortalecer o seu aprendizado.
Mas para isso é preciso conhecer os recursos tecnológicos disponíveis - suas possibilidades, vantagens e lacunas - além de planejar as ações, para não acabar investindo em metodologias que não irão suprir as necessidades dos estudantes, ou pior, não engajá-los nas aulas.
Para te ajudar nisso, listamos 4 tecnologias que vem fazendo sucesso em salas de aula do mundo inteiro.
4 Tecnologias Inovadoras em Salas de Aula
Existem várias formas de se adotar a tecnologia em sala de aula - para as mais diversas idades e contextos de aprendizado. Confira 4 ferramentas que vão te ajudar a tornar mais rica a experiência de aprendizagem.
E-Books
Ao contrário das hipóteses pessimistas, os livros de papel não foram extintos com a chegada do modelo digital. Novas possibilidades surgiram com os e-books, o que acabou impulsionando o consumo dos dois formatos.
Com o livro digital os alunos podem acessar os conteúdos educacionais a qualquer hora e local - no ônibus, na fila ou no intervalo - sem se preocupar em danificar o propriedade de terceiros ou ter carregar materiais pesados por um longo período de tempo. Algumas opções no mercado são leves e até podem aproveitar os dispositivos móveis dos próprios estudantes como plataforma.
Além de serem acessíveis no ponto de vista físico, o formato dos livros online é mais barato do que o dos impressos, reduzindo os custos aos estudantes e instituições de ensino, além de possibilitar alocar melhor o orçamento disponível.
Tanto os livros didáticos, como técnicos e literários podem ser adotados no formato e-book, estimulando a leitura de conteúdos variados pelos alunos.
LMS
O Learning Management System é uma plataforma de ensino a distância completa. Com ela é possível criar, personalizar, organizar e fazer a gestão de cursos e treinamentos online - tudo usando o mesmo software.
Esse sistema torna o uso do EAD ainda mais eficiente, ao dar mais autonomia para as instituições ou pessoas que contratam o serviço, facilitando a sua vida por ofertar todas as ferramentas necessárias para uma boa gestão das aulas.
O LMS permite assim um ensino mais personalizado às necessidades dos estudantes e de quem adquiriu o sistema, melhorando o engajamento e reduzindo os custos com outros softwares complementares.
Realidade Aumentada/Virtual
Apesar de ser uma ferramenta que exige um investimento maior, essa inovação está ganhando cada vez mais espaço em diversas áreas.
A realidade aumentada/virtual pode ser adotada em sala para transformar as aulas em experiências imersivas e interativas. Imagine explorar os lugares mais remotos da Terra, os confins do universo ou os museus mais famosos do mundo por meio de óculos especiais - isso tudo é possível com esta ferramenta sendo adotada no contexto educacional.
Assim, essa inovação aproxima diversas realidades aos alunos, tornando a aula mais dinâmica e engajadora: afinal não serão ministrados ensinamentos abstratos, e sim realizadas experiências mais palpáveis.
Gamificação
Aliando elementos de jogos a contextos que não se resumem a apenas entretenimento, a Gamificação é outra inovação que está ganhando espaço em diversas áreas - desde empresas, organizações de saúde a instituições de ensino.
Imagine adotar recursos como storytelling, pontuações e recompensas nos processos de aprendizagem, tornando aulas como matemática, geografia e história mais engajadoras e divertidas. A gamificação cria uma experiência dinâmica, imersiva e ativa de educação para motivar os estudantes a se dedicarem cada vez mais ao aprendizado e, desta forma, alcançarem melhores resultados.
Outra vantagem de se adotar essa estratégia é que as plataformas gamificadas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos estudantes nas atividades. Isso ajuda os professores e equipe pedagógica a identificarem com maior facilidade e agilidade quais conhecimentos não foram foram bem assimilados, os saberes adquiridos e quais aulas precisarão ser reforçadas - melhorando constantemente o processo educacional.
Quer saber como adotar a gamificação para tornar suas aulas mais engajadoras? Converse conosco e conheça mais benefícios de se adotar essa tecnologia em sala de aula!