Rebranding é uma estratégia de reposicionamento de marca em que vários elementos de sua identidade — como logo, slogan, linguagem, postura, entre outros — podem ser alterados para se alcançar um objetivo específico. Essa ação demanda esforços, planejamento e investimentos, por isso não pode ser adotada sem ter propósitos claros.
O que você vai ver neste artigo:
Mas, se bem realizado, o rebranding é capaz de ajudar a alcançar novos públicos e a construir uma imagem mais benéfica ao negócio. Saiba mais sobre essa estratégia e algumas dicas para aplicá-la em sua empresa.
O que é Rebranding?
Investir na gestão de marca é uma questão fundamental para as empresas na atualidade. A imagem que o público tem da organização impacta diretamente nos seus resultados: se as pessoas consideram seu negócio confiável, não terão receio de adquirir produtos e serviços dele; mas, se tiverem uma noção negativa, podem hesitar em efetuar a compra.
Com a popularização das redes sociais, se tornou ainda mais importante considerar essa dinâmica. Um cliente insatisfeito pode facilmente manifestar comentários críticos à empresa e esse conteúdo viralizar, disseminando mensagens negativas para um grande número de pessoas e, assim, influenciar sua decisão de consumo.
Muitas empresas investiram no branding para criar uma imagem sólida na mente do público, se diferenciando da concorrência e fortalecendo sua presença no mercado. Criaram toda uma identidade visual, de linguagem e de posicionamento para se apresentarem à sociedade e concorrência, buscando serem reconhecidas por determinados valores e características.
No entanto, por diversos motivos, um negócio pode precisar modificar essa imagem. O que fazer para reconstruir essa identidade? Investir no chamado rebranding!
Basicamente, rebranding é uma estratégia de reposicionamento da marca. É possível mudar a abordagem, marketing, slogan, missão, visão, valores, identidade visual, linguagem e até mesmo o nome e outros elementos relacionados à imagem e identidade da organização. Tudo depende do objetivo da empresa com essa transformação, planejando em que medida alterar aquilo que já foi construído.
Motivos para realizar um Rebranding
Nesse sentido, mudar a imagem e posicionamento da marca não é algo que acontece da noite para o dia, muito menos garante que os clientes atuais não vão escapar durante essa transição. Por isso, não se deve adotar medidas como o rebranding sem uma justificativa razoável.
Existem alguns motivos que tornam essa estratégia interessante e positiva para uma empresa:
Atuar com novos públicos
A estratégia de rebranding pode ser bastante interessante quando o negócio deseja alcançar um novo grupo comprador. A empresa pode ter o objetivo de alcançar melhores números com o público jovem ou feminino, por exemplo, mudando suas formas de comunicação e posicionamento para serem mais amigáveis e engajadoras com essas comunidades.
Modernizar a marca
Algumas organizações investem no rebranding como forma de marcar uma nova era em sua trajetória — com novidades de logo, visão, valores e slogan — ou para se tornarem uma versão mais moderna de si mesmas.
Especialmente as empresas tradicionais buscam essa mudança, sem deixar de lado o peso e a sabedoria conquistadas com sua história e solidez, mas abraçando novas visões e ares para se posicionar em um mercado em constante transformação e continuar sendo competitiva.
Humanizar a marca
Em outros casos, a empresa pode adotar o rebranding para se aproximar do seu público-alvo por meio da estratégia de humanização. Em vez daquela imagem fria, séria e distante, a marca se mostra mais amigável, confiável e familiar aos seus compradores.
Esse tipo de mudança de posicionamento pode ajudar a quebrar barreiras entre a empresa e o público, mas é preciso ter cuidado em alguns segmentos para não acabar exagerando e colocando a credibilidade da organização em dúvida.
Diferencial competitivo
Existem mercados em que a identidade de uma marca é muito parecida com as da concorrência. Nome, logo, cores, linguagem… como o público vai ter uma opinião mais forte de uma empresa se ela parece igual às demais?
Por isso, fazer um rebranding pode ser uma boa medida para destacar o negócio de seus concorrentes, atraindo a atenção de novos clientes e se posicionando como um diferencial em seu mercado.
Como aplicar o Rebranding?
Transformar a identidade da marca é uma tarefa que exige planejamento, dedicação e métodos de controle para gerar o impacto desejado — e não despesas, ou pior, mais problemas para a empresa.
Por isso, existem alguns cuidados que são importantes para aplicar o rebranding com sucesso:
Identificar a motivação e objetivos
Como dito anteriormente, mudar a identidade de uma marca é algo sério e não deve ser feito por mero capricho ou porque outras empresas estão fazendo. Por isso, é importante definir a motivação por trás da mudança: é para alcançar novos públicos? Assumir uma postura diferente? Modernizar a imagem do negócio?
Nesse sentido, também é interessante definir quais são os objetivos que se quer atingir com o rebranding, como aumentar as vendas para determinado público-alvo, por exemplo. Estipular metas concretas é uma ótima forma de acompanhar a estratégia para descobrir se ela está trazendo resultados ou não.
Investir em pesquisa e planejamento
Uma transformação dessas não pode ser adotada sem qualquer planejamento. São vários detalhes que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso dessa estratégia.
Primeiro é importante pesquisar o perfil do público-alvo que se deseja impactar com a nova identidade da marca, incluindo os atuais clientes. Conhecer suas necessidades, dores, expectativas, hábitos, comportamentos, referências, além de outros elementos ligados a esse grupo, é essencial para criar um projeto de sucesso.
Também é fundamental contar com profissionais de comunicação e design para usar suas expertises para desenvolver estratégias assertivas e engajadoras aos clientes esperados.
Depois de se criar o projeto é possível até mesmo usar metodologias de pesquisa como grupo focal, por exemplo, para fazer testes de aceitação com o público-alvo da empresa, verificando sua opinião a respeito das mudanças antes de implementá-las de forma geral. Assim, pode-se validar uma ideia entre tantas e evitar desperdiçar esforços, recursos e tempo em algo que não vai ter os resultados desejados.
Além disso, também é interessante adotar métodos de acompanhamento da opinião pública para descobrir como as pessoas estão assimilando a mudança — e quais outras seriam importantes de serem realizadas.
Mas, não adianta investir tanto na imagem do negócio e, na hora H, falhar com os compradores. Confira 7 dicas para aplicar e melhorar a retenção de clientes e fortaleça o desempenho da sua empresa!
Perguntas Frequentes
Rebranding é uma estratégia de reposicionamento de marca em que vários elementos de sua identidade — como logo, slogan, linguagem, postura, entre outros — podem ser alterados para se alcançar um objetivo específico.
Atuar com novos públicos;
Modernizar a marca;
Humanizar a marca;
Diferencial competitivo.