Diversas tendências tecnológicas estão transformando realidades no mundo inteiro. Soluções inovadoras podem ser adotadas nos mais inesperados contextos, como a gamificação aplicada aos negócios, gerando uma série de benefícios concretos.
Descubra como a gamificação pode ser adotada nos diversos processos da sua empresa e transforme o seu negócio!
O que é a Gamificação?
Volta e meia uma tendência surge, mas nem todas conseguem provar seu valor com o passar do tempo e gerar os resultados desejados. Este não é o caso da gamificação: uma estratégia inovadora que ganhou destaque no mundo inteiro e, aos poucos, está sendo aproveitada no Brasil.
A gamificação é uma metodologia que usa elementos e design comuns aos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Recursos como storytelling, pontuação e recompensas são adotados para criar uma experiência imersiva e interativa aos usuários, motivando-os a realizarem determinadas tarefas e até mudarem certos comportamentos.
Essa estratégia pode ser adotada no estilo tradicional ou em seu modelo eletrônico — que não é só mais sofisticado, como também traz vantagens em relação a coleta, organização e exibição dos dados de desempenho dos usuários da plataforma. Isso pode ajudar os responsáveis da estratégia a identificarem com agilidade e praticidade o andamento da metodologia e seus resultados.
A gamificação é um método que leva em consideração teorias de diferentes campos científicos — como antropologia, aprendizado, neurociência, psicologia e sociologia —, usando características comuns aos jogos e que naturalmente despertam a motivação humana para atingir resultados no mundo concreto.
Essa metodologia vem ganhando espaço nos mais diferentes campos, como saúde, segurança, política, educação e negócios — transformando atividades que seriam monótonas ou complexas demais em em momentos mais dinâmicos e engajadores. No caso das empresas, essa estratégia pode ser usada em vários momentos.
Gamificação Aplicada aos Negócios
A gamificação é uma metodologia pode ser adotada em diversas áreas e processos de uma empresa, desde a gestão de pessoas ao contato com o cliente, tornando várias ações mais atraentes, engajadoras e eficientes.
São vários os benefícios da gamificação aplicada aos negócios na rotina empresarial:
Clientes e público externo
Os jogos e atividades interativas sempre chamam a atenção das pessoas — e isso é algo que sua empresa pode aproveitar para atrair novos clientes ou fidelizar os que já conhecem a marca.
Neste caso existe uma série de possibilidades: promover ações sobre temas relacionados ao trabalho da empresa, como é de praxe no marketing de conteúdo; desenvolver estratégias de gamificação voltadas para o lançamento de produtos e serviços, despertando a curiosidade e gerando novas interações com o negócio; entre outras ideias que engajem o público-alvo.
Algumas empresas também usam a gamificação para encantar os clientes, mostrando as novidades e outras ações para estreitar os laços de confiança — tudo para fidelizar o público.
Comunicação interna
Outro caso em que a gamificação pode ser usada para encantar é na comunicação com os diferentes públicos que a empresa se relaciona, como os colaboradores, fornecedores, parceiros, entre outros.
O uso dessa estratégia estimula o contato com essas pessoas, fortalecendo os relacionamentos, alinhando expectativas e objetivos, capacitando os envolvidos, ajudando na promoção da cultura organizacional, missão, visão e valores internos, entre outras ações importantes nessa dinâmica interna.
Produtividade
Por ser uma atividade motivadora, a gamificação também pode ser adotada para melhorar a produtividade da equipe. Pode-se desenvolver plataformas voltadas para cada área da empresa, como vendas, marketing e programação, e que usem a lógica dos jogos para incentivar os colaboradores a alcançarem mais resultados.
Imagine o uso de recursos como medalhões, pontos e bônus para cada vendedor que atinge uma determinada meta: esse sistema de recompensas, mesmo que não tangíveis, já pode ser um grande fator na motivação dos funcionários.
Recrutamento e Seleção
Outro uso da gamificação aplicada aos negócios é nos processos de recrutamento e seleção. As plataformas podem ajudar a tornar essas operações mais práticas e ágeis, por meio dos dados colhidos na atividade, facilitando o trabalho do RH.
Os candidatos podem realizar algumas atividades nas plataformas gamificadas e que contribuam para revelar seus conhecimentos e comportamentos diante de determinadas situações. Os elementos lúdicos podem tornar a experiência mais amigável aos profissionais, deixando-os mais relaxados para mostrar verdadeiramente suas competências e posturas, evitando respostas e ações “prontas”.
Assim, o RH tem uma ferramenta inovadora e eficiente em mãos não só para descobrir quais são os candidatos mais capacitados tecnicamente, mas também aqueles que mais se alinham a cultura interna e competências sociais para o cargo.
Integração de novos funcionários
Outra operação em que a gamificação é bastante utilizada é no onboarding dos colaboradores. Quem acabou de chegar na empresa costuma levar um tempo para se adaptar à rotina, tarefas, expectativas e processos do novo trabalho.
A gamificação pode tornar esse período mais amigável ao usar elementos lúdicos para educar o recém-contratado sobre temas importantes, como a cultura, história da empresa e regras internas, agilizando esse processo de integração para que o profissional esteja mais preparado para os desafios do dia a dia.
Treinamento corporativo
Uma das áreas que a gamificação mais consegue se destacar nos negócios é no treinamento empresarial. Essa estratégia é usada nos contextos educacionais para aumentar a motivação e engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.
O mesmo serve para a educação corporativa: a gamificação ajuda a motivar os colaboradores a realizarem as atividades do treinamento, aprenderem novos conhecimentos técnicos e complementarem sua formação — tudo de uma forma mais prazerosa do que apenas copiar o que o instrutor ensina.
Além disso, os elementos lúdicos ainda contribuem para a fixação dos conhecimentos por usarem estímulos positivos nos momentos de estudos. Assim, os funcionários terão maior facilidade de aplicar as informações aprendidas nos treinamentos em seu dia a dia, gerando melhores resultados para a empresa.
Conclusão
A gamificação é uma estratégia inovadora que pode ajudar a otimizar uma série de processos da organização, especialmente em relação à gestão de pessoas. Porém, para alcançar estes benefícios é preciso investir em uma metodologia verdadeiramente engajadora e eficiente.
Nem sempre o RH e empresa sabe como desenvolver este tipo de plataforma e dinâmica. Por isso é importante contar com um parceiro especializado em gamificação como o Ludos Pro! Converse conosco e descubra o que esta estratégia pode fazer para transformar o seu negócio.