Adotar recompensas gamificadas é uma excelente forma de motivar os colaboradores a realizarem determinadas tarefas, aprimorarem comportamentos e cumprirem atividades diversas. Porém, é importante saber como aplicar esses recursos para explorar o melhor dos jogos corporativos e da gamificação na empresa.
O que você vai ver neste artigo:
O que é recompensa gamificada?
Ter a noção de que se receberá algo ao realizar determinada ação ou ter certo comportamento é um grande estímulo para qualquer pessoa. Um reforço positivo faz a diferença em qualquer relacionamento e contexto, inclusive nas organizações, sendo capaz de aumentar a produtividade, qualidade e bem-estar na equipe.
Não é preciso uma recompensa enorme para causar esse efeito: brindes, palavras e até itens simbólicos e intangíveis podem contribuir para animar, motivar e engajar os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho mais amigável e positivo para todos — e essa ação é ainda mais eficiente e inovadora quando combinada com metodologias como os jogos corporativos e a gamificação.
Essa última é uma estratégia que usa elementos, design e lógica dos jogos justamente para motivar as pessoas a cumprirem um determinado objetivo, que pode ser realizar uma atividade ou mudar seu comportamento. Recursos como storytelling, avatares e pontuações são usados de forma planejada para atrair e reter a atenção do público-alvo da ação e ainda atingir resultados que trarão impactos positivos concretos.
Nesse sentido, é possível aliar as duas estratégias em uma só: pode-se oferecer incentivos intangíveis em uma plataforma gamificada para estimular com que os funcionários completem as tarefas, tenham um melhor desempenho e até mesmo sintam-se mais animados no dia a dia.
Investir em recompensas gamificadas é uma forma de motivar os colaboradores de maneira lúdica, mas ainda sim eficiente.
Quais os benefícios para a empresa?
Adotar as recompensas gamificadas nas estratégias de uma organização pode fazer toda a diferença na dinâmica das equipes. Alguns dos impactos positivos vistos ao se abraçar esse método são:
Aumento da produtividade
Toda vez que o funcionário realiza uma atividade, ele é premiado com um item na plataforma. Mesmo que seja simbólica, essa recompensa desperta o seu senso de conquista, estimulando com que ele complete mais e mais tarefas que lhe foram designadas.
Assim, há um claro incentivo ao aumento da produtividade de cada colaborador e da equipe como um todo.
Mudança de comportamentos
Também é possível usar as recompensas gamificadas para estimular certas respostas e atitudes dos colaboradores. Pode-se incentivar o trabalho em equipe, uma postura proativa em cada funcionário e até mesmo motivá-los a completarem os treinamentos corporativos e buscarem o aprimoramento profissional.
Se recebem reforços positivos cada vez que têm comportamentos alinhados aos valores, cultura e dinâmica da organização, obviamente os trabalhadores irão se esforçar para alcançar essas qualidades.
Aumento da motivação e engajamento
Todas essas ações acabam gerando consequências positivas na equipe, com colaboradores mais produtivos, qualificados e dedicados. Dessa forma, eles terão mais resultados e serão mais bem sucedidos no trabalho.
Essa consequência, mais o uso dos recursos lúdicos, contribui para melhorar a motivação e engajamento dos funcionários na empresa.
Potencialização de estratégias
As recompensas gamificadas podem ser usadas nas mais variadas ações de uma empresa, como treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas, plano de carreira, comunicação interna e tarefas cotidianas, por exemplo.
Além de estimular a realização das tarefas relacionadas a cada uma dessas estratégias, a dinâmica gamificada ainda permite com que os participantes visualizem seu desempenho de uma forma fácil e prática. Isso ajuda a motivá-los ainda mais nas ações, dando-lhes um senso de progresso e conquista.
Uso de dados
Além disso, quando se adota esse recurso em uma plataforma gamificada, geralmente as soluções são capazes de coletar, organizar, analisar e exibir dados estratégicos do desempenho dos colaboradores nas atividades.
Assim, as lideranças e RH têm em mãos informações importantes acerca dos funcionários para tomar decisões mais certeiras na gestão de pessoas.
Dicas de como utilizar a recompensa na gamificação
Todos os benefícios listados podem gerar uma série de impactos positivos na produtividade, qualidade e até mesmo no clima organizacional da empresa. Mas, é importante saber como incluir as recompensas gamificadas na dinâmica das atividades, evitando com que sejam mal utilizadas e, desta forma, não gerem os efeitos desejados.
Algumas dicas para aproveitar melhor essa estratégia são:
Investir em planejamento
Assim como qualquer ação, ter um bom planejamento é fundamental para se obter resultados positivos. Esse cuidado ajuda a equilibrar o lado lúdico com os objetivos concretos que devem ser alcançados — não adianta aplicar qualquer dinâmica ludificada e esperar que tudo melhore da noite para o dia.
Além disso, é essencial conhecer o público-alvo da ação: entender os desejos, dores, necessidades, referências, hábitos e perfil é primordial para se desenvolver uma atividade e recompensas que realmente interessem, motivem e engajem os funcionários na estratégia.
Conhecer os recursos
É importante entender quais são os elementos que servem como recompensas e que são comuns em estratégias como jogos corporativos e gamificação. Alguns recursos que podem ser adotados neste contexto são: pontuação; ranking; conquistas; medalhas; moedas virtuais; itens especiais; novas opções de personalização do avatar; avanço de nível; certificados, entre outros.
Saber como e quando usar esses elementos permite explorar o melhor da estratégia e, consequentemente, atingir os objetivos desejados com ela.
Como implementar a gamificação na sua empresa?
Mais do que apenas nas recompensas, adotar a gamificação em sua forma completa é algo que irá gerar diversos benefícios para o negócio como um todo: potencializando uma série de estratégias, motivando e engajando os funcionários e melhorando os resultados.
É preciso investir em um bom planejamento para conseguir implementar esse método com eficácia, equilibrando os elementos lúdicos com os objetivos da ação. Além de definir as questões práticas — orçamento, cronograma, indicadores, metas, entre outros — é fundamental conhecer o público-alvo, a estratégia em si e os elementos que ela oferece.
Porém, nem todas as empresas têm recursos, expertise ou mão de obra para desenvolver soluções gamificadas para sua realidade. Nesse sentido, é importante contar com um parceiro que domine essa estratégia e saiba como adaptá-la para as necessidades e objetivos da organização e, dessa forma, atinja os resultados desejados.
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