Gamificação no Brasil é uma novidade que tem se mostrado uma solução promissora para diferentes áreas
Gamificação é uma metodologia de aprendizado que adota diversos elementos lúdicos dos games e os inserem em outros contextos. O objetivo é transformar as atividades de diferentes áreas para que fiquem mais atrativas, aumentando, assim, o engajamento dos participantes.
O que você vai ver neste artigo:
Há tempos que os jogos deixaram de ser vistos apenas como entretenimento. Áreas como saúde, segurança, educação e treinamento corporativo foram impactadas pelo estilo lúdico dos games, transformando diversos processos em atividades mais engajadoras e, consequentemente, mais efetivas.
Enquanto lá fora há cada vez mais investimento nessa inovação, a gamificação no Brasil ainda tem um grande campo a explorar. Neste artigo vamos te explicar como a gamificação pode ser aplicada em várias áreas e como o mercado brasileiro tem muito a ganhar ao adotar essa estratégia.
O mercado de games e a gamificação no Brasil
A indústria dos jogos teve um grande boom nas últimas décadas. No mundo, esse mercado já fatura mais do que segmentos tradicionais como o cinema e a música: em 2016, considerando todas as plataformas e dispositivos, os games obtiveram US$91 bilhões em vendas. Em comparação ao mercado mundial, o Brasil ainda tem muito a crescer no ramo dos jogos eletrônicos.
Em entrevista para a Globo News, Marcelo Tavares - criador da Brasil Game Show, a maior feira do segmento na América Latina - relata que o país está entre o 10º e 15º lugar em relação ao faturamento do setor, demonstrando que há um grande potencial para ser explorado nesse segmento.
O especialista afirma que estamos em 3º lugar em número de jogadores, fato comprovado por dados que mostram a popularidade dessa atividade: segundo a Pesquisa Game Brasil 2018, 75,5% dos brasileiros jogam algum jogo eletrônico. Falando especificamente sobre gamificação no Brasil, também temos um longo caminho pela frente.
Em entrevista para a Propmark, Fernando Tsukumo - professor do curso de gamification da Descola - explica que o país atualmente está se desenvolvendo na implementação dessa metodologia, porém, em comparação ao movimento mundial, ainda temos muito a crescer. Para ele, as empresas de fora (como Volkswagen, Lego e Google) vêm adotando o método como peça central da sua estratégia, tornando-se até mesmo seu diferencial competitivo.
Afinal, o que é gamificação?
Resumidamente, gamificação significa aplicar a lógica dos jogos em contextos que não são exclusivamente entretenimento. Essa estratégia utiliza elementos que são naturais à dinâmica - como motivação, competição e feedback imediato - para estimular os usuários a completar objetivos com consequências reais e positivas.
Essas ações podem ser desde realizar exercícios físicos, se conscientizar sobre problemas sociais a até aprender uma nova língua. Considerando o conceito que empregamos atualmente, a gamificação começou a surgir a partir dos anos 2000. Entretanto, diversos autores já haviam teorizado anteriormente sobre jogos e seu impacto no comportamento humano e na vida social.
A ideia de se usar elementos que são vistos em games (como recompensas) também já era aplicada em outras situações - como fidelizar clientes por meio das milhas aéreas, por exemplo -, porém de forma isolada, sem tornar a experiência algo imersivo e/ou interativo.
A gamificação trabalha com diversos elementos dos games para atingir resultados concretos, trazendo o fator diversão como força motivadora da ação dos usuários. Os jogos são naturalmente atrativos e envolventes e o lúdico torna atividades que poderiam ser desgastantes (como praticar atividades físicas ou realizar treinamento corporativo) em tarefas dinâmicas, auxiliando o engajamento dos indivíduos nas ações.
Isso ajuda as pessoas a se desenvolverem cada vez mais naquilo que precisam realizar, gerando benefícios concretos para sua vida. As plataformas costumam oferecer um feedback imediato da performance dos usuários - ganhando pontos, subindo de nível e aumentando o XP, por exemplo -, tornando ainda mais ágil sua resposta.
Se aplicada em contextos envolvendo educação, o lúdico ainda ajuda a fortalecer a fixação do conhecimento adquirido, pois tudo que é relacionado a estímulos positivos e ao uso do storytelling costuma ser mais facilmente lembrado. Por isso a gamificação é bastante adotada por instituições de ensino e empresas.
Pensando nesses e em outros benefícios da estratégia, várias áreas começaram a adotar a gamificação para melhorar seus resultados, tornando suas atividades mais engajadoras, dinâmicas e efetivas. Essa estratégia é bem democrática, podendo ser adotada em diversos públicos e em variados segmentos, como mobilidade, segurança e marketing.
Por que é importante investir na gamificação?
O mundo onde as pessoas iam para bibliotecas, faróis dos saberes, ouviam rádio, assinavam revistas e jornais para ter acesso às notícias é completamente diferente do atual.
Nesta época era difícil imaginar que o ser humano teria tão fácil acesso às informações como hoje. O surgimento da tecnologia transformou a maneira como as pessoas interagem, trabalham, estudam e fazem algumas das suas atividades diárias.
Ou seja, essas mudanças não só impactaram na maneira com que as pessoas consomem conteúdo, mas influenciaram novos comportamentos e necessidades. Isso significa que as soluções de antes não são mais suficientes para corresponder com esse novo cenário.
A gamificação é considerada uma das ferramentas mais novas do mercado quando o assunto é engajar e motivar pessoas. É uma solução que pode ser implementada em diversos ambientes e para vários objetivos. Há casos de gamificação na saúde, na educação, em empresas, em todos os contextos possíveis.
Portanto, investir na educação é deixar métodos tradicionais que já não são tão benéficos e adotar o que há de mais novo.
Gamificação em diferentes contextos
Vamos mostrar o impacto e algumas ideias de gamificação em três setores diferentes:
Saúde
Jogos eletrônicos sempre foram equivocadamente associados ao sedentarismo. Porém sabia que existem aplicativos gamificados que fazem justamente o contrário, incentivando a prática de atividades físicas? Em alguns deles é possível competir com seus amigos para ver quem, por exemplo, caminhou mais quilômetros em determinado período de tempo.
Desta forma a competição saudável estimula os participantes a se exercitarem mais. Mas não é somente na saúde física que a gamificação tem trazido impactos.
A game designer e grande especialista sobre o impacto positivo dos jogos na vida das pessoas e sociedade, Jane McGonial é inventora e cocriadora do SuperBetter - uma estratégia que tem como objetivo desenvolver resiliência nas pessoas, ajudando-as a superar problemas como depressão, ansiedade, insônia, dores crônicas e até mesmo trauma cerebral - isso tudo após uma experiência pessoal.
Educação
A gamificação pode ser adotada para a aprimorar os processos de aprendizagem em diversos níveis, desde o ensino infantil até a educação empresarial, e com os mais variados temas.
Essa estratégia motiva os educandos a realizar as tarefas, além do elemento lúdico contribuir para a assimilação de conteúdos mais complexos e na retenção do conhecimento. Um exemplo dessa aplicação foi a parceria entre a Ludos Pro e MadCode, que buscou uma solução dinâmica e divertida para ensinar crianças e adolescentes a programar.
A plataforma trouxe resultados como o aumento do engajamento dos alunos e maior efetividade na prospecção de novos clientes. Desta forma a gamificação se tornou uma peça importante na educação, além de se tornar um diferencial de mercado.
Empresas
Também considerando o aprendizado, as organizações podem aplicar a gamificação em seu treinamento empresarial - aumentando o engajamento dos colaboradores nas capacitações e fortalecendo seu conhecimento para que seja bem sucedida sua aplicação no dia a dia.
A parceria entre a Vivo e a Ludos Pro proporcionou uma experiência única de treinamento para a equipe de call center. Mais de 90% dos colaboradores aderiram a solução e o trabalho foi considerado um sucesso pelo engajamento despertado.
Além do treinamento, outras áreas da empresa também podem ser beneficiadas com a gamificação, como o marketing, recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo para aumentar a motivação e produtividade nas tarefas cotidianas.
Quais as vantagens de usar gamificação em sua empresa?
A gamificação impacta positivamente em diferentes contextos, veja na prática como isso acontece!
A gamificação pode ser adotada para diversos fins
No ambiente corporativo, por exemplo, a gamificação pode ser trabalhada na construção e na aplicação de processos seletivos, ajudando a filtrar os melhores candidatos que se inscreveram nas vagas disponíveis.
É possível adotá-la como ferramenta para aprimorar os treinamentos corporativos também. Sabe aqueles exercícios de fixação que são desestimulantes? Eles podem se transformar em um jogo com fases, pontuação e ranqueamento geral.
Essa prática além de permitir que a empresa alcance seu propósito, ainda pode contribuir para uma competição saudável, o que tornará a dinâmica ainda mais promissora.
Qualquer objetivo pode ser alvo da gamificação, pois ela é uma metodologia que permite ser personalizada de acordo com as necessidades da empresa.
Metodologia atrativa
Como a gamificação trabalha com elementos utilizados em jogos - que tem como principal finalidade entreter -, o conteúdo se torna mais atrativo.
Pensando no contexto corporativo, imagine que uma empresa x procura por uma nova solução para o processo de onboarding - aquele momento de apresentar a instituição a um novo colaborador.
Ela está cansada daquelas apresentações com PowerPoint e de entregar um material impresso contendo as principais informações, como os valores, costumes e regras, porque é difícil de expressar sua identidade de marca nessas ocasiões.
Mas a metodologia gamificada permite criar um universo completamente personalizado e imersivo, em que o novo profissional tem acesso e irá assimilar essas informações de uma maneira completamente lúdica.
Melhora a absorção do conteúdo
O resultado não poderia ser diferente, se a ferramenta chama atenção do público-alvo, consequentemente a assimilação de qualquer conteúdo se torna melhor.
Este foi o resultado que a empresa Sicredi apresentou com seus 1200 colaboradores participantes de uma ação que a Ludos Pro esteve à frente.
Instituição com soluções para o mercado de crédito cooperativo, Sicredi queria padronizar sua ferramenta de gestão de contas, e para isso precisava que seus colaboradores aprendessem a usar o novo sistema.
Foi então que a Ludos Pro surgiu com uma solução personalizada que promoveu 100% de engajamento e 91% de avaliações positivas.
Ao transformar a experiência de aprendizagem em um momento mais atrativo, a empresa conseguiu aproximar seus colaboradores, ela também transformou o ambiente de aprendizagem, o tornando mais engajador, conseguindo com que seus colaboradores aprendessem de forma mais genuína.
Aumenta o engajamento
Dentre os desafios comuns de uma empresa está a dificuldade de motivar seus colaboradores a desempenhar diferentes atividades, como práticas do dia a dia ou mesmo aqueles treinamentos e desenvolvimentos essenciais para a evolução da empresa.
A metodologia gamificada possibilita que essas tarefas sejam realizadas de forma lúdica, porque trabalham com elementos que possibilitam isso com atividades ambientalizadas em cenários interessantes para o público almejado.
Conta com indicadores
Quase sempre a gamificação é implementada no ambiente digital, o que permite a utilização de outros sistemas, como o LMS, conhecido como Sistema de Gestão da Aprendizagem.
Este recurso contém tecnologias que permitem que todas as atividades realizadas na plataforma sejam mapeadas e convertidas em indicadores que podem facilitar a tomada de decisão de gestores e diretores da empresa ou de outros profissionais responsáveis por este processo.
Perguntas Frequentes:
Resumidamente, gamificação significa aplicar a lógica dos jogos em contextos que não são exclusivamente entretenimento. Essa estratégia utiliza elementos que são naturais à dinâmica - como motivação, competição e feedback imediato - para estimular os usuários a completar objetivos com consequências reais e positivas.
-Metodologia atrativa;
-Melhora a absorção do conteúdo;
-Aumenta o engajamento;
-Conta com indicadores;