O treinamento corporativo é a chave para formação de uma equipe de alta performance e, hoje em dia, com o aumento da competitividade no mercado é fundamental dispor de profissionais capacitados para estar no páreo. Por saberem disso, as empresas buscam cada vez mais alternativas para investir em educação corporativa.
Com o advento e atualizações da tecnologia, o treinamento corporativo EAD aparece como uma nova opção, mas assim como todos as demais formas de treinamento essa também tem seus desafios. Então o questionamento que fica é: como desenvolver um treinamento corporativo EAD de fato eficaz?
Hoje em dia é importante que as empresas identifiquem como explorar essa oportunidade de treinamento tendência no ambiente educacional e reconhecer de que forma um treinamento poderá trazer melhorias para a corporação.
Por isso, neste artigo iremos trazer informações sobre como funciona o treinamento EAD, de modo que saiba como elaborá-lo de forma eficaz - com dicas práticas para começar aplicar hoje mesmo na sua corporação.
Treinamento corporativo EAD: o que é?
O treinamento corporativo é uma prática de ensino voltada para aperfeiçoar as habilidades e competências que profissionais precisam desenvolver para desempenhar com suas funções no ambiente de trabalho.
Esse aprimoramento pode ser de natureza técnica ou comportamental e possuir várias finalidades como: ensinar novas habilidades; melhorar a comunicação; atualização profissional ou aprendizado de novas ferramentas. Quando EAD, o treinamento corporativo adquire a forma digital, sendo realizado a distância.
Vantagens de um treinamento corporativo EAD
O treinamento corporativo EAD carrega diversas vantagens que se potencializam quando elaborado e aplicado de maneira eficaz, sendo elas:
- Flexibilização de horário;
- Fim das barreiras geográficas;
- Incentiva a inovação;
- Descentralização do conhecimento;
- Acompanhamento da performance da equipe;
- Padronização dos treinamentos;
- Autonomia dos colaboradores;
- Redução do turnover; e
- Economia de recursos financeiros.
Etapas para planejar e realizar um treinamento corporativo EAD efetivo
Reconheça qual é a necessidade dos profissionais
Independente de qual seja a modalidade de treinamento que você irá aplicar, é preciso identificar uma necessidade que justifique sua realização e essa ação deve ser feita considerando quais as defasagens de competências que seus colaboradores possuem e que são necessárias para o desempenho no trabalho, lembrando que desta primeira etapa é crucial que todas as ações sejam tomadas a partir de uma análise estratégica sobre a situação.
Saibam quem são seus colaboradores
Você só saberá quais as gaps de competências presentes na sua instituição se conhecer seus colaboradores. Mas ter o conhecimento sobre seus colaboradores é fundamental também para personalizar o conteúdo de acordo com o público que deseja alcançar.
Identifique as necessidades da corporação
Não basta saber as necessidades dos colaboradores, se você deseja elaborar um treinamento corporativo EAD realmente eficaz então precisa saber quais as carências da instituição também.
Para isso, você pode conferir quais as últimas falhas cometidas pela corporação, analisar documentos com avaliações de desempenho de alguns meses, fazer uma pesquisa sobre o clima e a cultura e considerar a avaliação dos clientes.
Informações assim possibilitam que você tenha uma perspectiva geral da empresa e isso é fundamental para criar treinamentos mais estruturados e direcionados.
Escolha o melhor formato
Com os passos anteriores definidos agora é a hora de escolher o formato do conteúdo, afinal a modalidade EAD possibilita que o treinamento corporativo em ensino a distância seja aplicado de diversas maneiras. Nele é possível ter o apoio de vídeo, textos, áudios e outros tipos de conteúdo e também é interessante se atentar aos conceitos de microlearning e gamificação que são outras alternativas que trazem para o treinamento uma maior interatividade.
Não se esqueça das métricas!
Só é possível identificar a eficácia de um treinamento se você fizer a curadoria dos dados, então é importante dispor de uma plataforma de treinamento on-line que permita o acesso a eles, de preferência uma que os registre e já desenvolva um relatório sobre a progressão de sua equipe.
Mas caso o sistema escolhido não gere esse tipo de informação, você pode aplicar avaliações sobre o assunto para quantificar o quando daquele conteúdo compartilhado foi assimilado pelos profissionais que participaram do treinamento corporativo EAD. Essas métricas servirão tanto para mensurar os resultados e justificar a necessidade de treinamento como para sugerir novas pautas de treinamentos.
Algumas tendências do treinamento EAD corporativo
Juntamente com o treinamento corporativo EAD surgiram outras tendências metodológicas que podem maximizar ainda mais os resultados na sua empresa.
Microlearning
O microlearning é uma metodologia de ensino que quebra um assunto em pequenas partes, para tornar o tema mais compreensível e pouco cansativo. Ele pode ser encontrado em formato de vídeos curtos, artigos de blogs, desafios, entrevistas, quizzes e outros.
Trilhas de aprendizagem
As trilhas de aprendizagem também são alternativas para o treinamento corporativo EAD, principalmente para as instituições que têm ou querem implementar um programa de aprimoramento contínuo, isso porque o aluno só possui acesso ao conteúdo dois, por exemplo, se tiver concluído o um.
Essa prática motiva os colaboradores a concluírem cada passo do curso e, ainda, possibilita que a empresa trabalhe com a progressão do conteúdo, sendo ele iniciado no nível básico e evoluído conforme o andamento dos participantes.
Gamificação
A gamificação trabalha com técnicas de jogos para aplicar um conteúdo e gerar maior engajamento aos colaboradores.
Nessa forma de aprendizado, o universo lúdico e os desafios são recursos fundamentais, tornando os conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, dinâmicos e mais fáceis de serem compreendidos - assim facilitando o processo de aprendizado.
Essa modalidade utiliza o sistema LMS que permite que o progressos dos colaboradores sejam gravados e posteriormente analisados, possuindo diversas vantagens para os colaboradores e para a corporação.
Depois de elaborar um treinamento corporativo EAD, você precisa saber quais os indicadores que podem trazer informações sobre o treinamento e sua eficácia, por isso nós desenvolvemos o artigo: 8 indicadores de treinamento que você precisa ficar de olho.