Liderança é a capacidade de um sujeito de motivar e influenciar outros indivíduos para alcançar objetivos em comum. Um líder eficaz é aquele que expressa confiança, trabalha em conjunto com sua equipe, orienta e dá suporte para os seus colaboradores.
Liderança servidora é aquela em que o líder equilibra a liderança e o serviço, valorizando ideias, buscando por opiniões de outros profissionais do trabalho e estabelecendo uma cultura de confiança e respeito.
A figura do líder é essencial para uma instituição, pois é ele o responsável por direcionar e inspirar um grupo de pessoas, mas para que ele seja líder, é preciso que disponha da competência de liderança e a partir disso entenda seu perfil como líder e o perfil da empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Isso porque não existe um tipo de liderança nas organizações , ao contrário há vários modelos de gestão e cada superior se apropria do tipo de liderança que melhor corresponda com sua personalidade e com a cultura da empresa.
Neste artigo, você vai descobrir sobre a liderança servidora, seu conceito, como funciona, benefícios e demais informações que precisa para conhecer a fundo esse tipo de gestão. Se você se interessou, basta continuar com a leitura para descobrir mais!
Afinal, o que é liderança servidora?
O termo liderança servidora foi visto pela primeira vez no ensaio The Servant as Leader, de Robert K. Greenleaf, de 1970. Mas essa abordagem já era utilizada há muito tempo, cientistas da área acreditam, inclusive, que este tipo de liderança era o mesmo utilizado por Jesus Cristo.
Em seu livro, Greenleaf apresenta a liderança servidora como uma alternativa para a gestão de autoridade. Nessa perspectiva, o líder deixa de impor regras e passa a servir sua equipe.
Em outras palavras, a liderança servidora se trata de uma forma de gestão em que o líder se preocupa com as necessidades de seus liderados e dos demais profissionais da corporação, antes de se atentar às próprias necessidades.
Diferente de outros modelos de gestão que se preocupam mais com os resultados da empresa do que com o bem-estar da equipe. Sendo um modelo de gestão que foge completamente do padrão.
Por isso, a organização que adota esse modelo de liderança na sua cultura organizacional geralmente se preocupa com o ambiente de trabalho e sabe como ele serve de apoio, ou não, para o desenvolvimento de seus funcionários. O líder em si atua na construção de uma cultura de aprendizagem, em que todos os indivíduos são encorajados a crescer e se tornar ainda mais importantes para a empresa.
Apesar de em um primeiro momento a liderança servidora parecer inviável para gerar receita para uma empresa, esse tipo de liderança entende que ao promover altos níveis de satisfação de uma equipe, ela gera mais resultados financeiros para a empresa.
Principais características de uma liderança servidora
Um líder servidor se concentra nas pessoas, mas isso não significa que ele deixa de lado os resultados, ao contrário, ele entende que por gerar um relacionamento maior com seus liderados, ele ajuda a empresa a conquistar melhores performances dos profissionais.
Então ele tem como característica:
Capacitar e desenvolver pessoas
O líder servidor abre espaço para que seus liderados possam se capacitar e se desenvolver como pessoas, incentivando práticas para crescimento pessoal. Ele reconhece os talentos e os pontos fortes de cada profissional, evidenciando que cada indivíduo é único e suficientemente capaz de contribuir com o sucesso da empresa.
Humildade
Outra característica presente no líder servidor é a humildade. Ele dispõe dessa virtude porque entende que assim como ele tem algo para contribuir, os demais colaboradores que atuam na empresa também têm, reconhecendo, assim, os limites do seu próprio conhecimento.
Ao fazer isso, ele incentiva o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem contínua, em que todos os colaboradores presentes podem aprender um com os outros, independentemente de níveis hierárquicos.
Empatia
Empatia nada mais é do que a qualidade de se colocar no lugar do outro e para um líder servidor esse adjetivo é essencial, pois a partir dele, o profissional consegue compreender os sentimentos, as necessidades e as motivações dos demais colaboradores e, a partir disso, gerir melhor seus liderados.
Direcionamento
Um líder servidor é aquele que sabe o que espera de cada colaborador da instituição e o direciona para que ele entregue o resultado almejado. Ele, portanto, não só indica as expectativas da empresa, mas oferece um direcionamento sobre o que o colaborador pode fazer.
Prós e contras da liderança servidora
Cada tipo de perfil de liderança possui suas vantagens e desvantagens, venha compreender quais são os prós e contras da liderança servidora, especificamente.
Prós
- A liderança servidora melhora o clima organizacional da empresa;
- A empatia se estende aos clientes e fornecedores da organização, melhorando, assim, a percepção de marca da empresa;
- Líderes servidores geram mais confiança de seus liderados;
- Esse tipo de liderança incentiva um alto desempenho por parte dos colaboradores;
- É um tipo de liderança excelente para empresas que tem como foco pessoas e comunidade;
- Todos da organização ficam mais alinhados aos objetivos da empresa;
- Valoriza o ser humano, visto que foca em valores e premissas que abrangem o coletivo e a sociedade.
Contras
- Os resultados positivos demoram para ser alcançados;
- A liderança servidora não funciona em todas as situações.
Princípios básicos para implementar a liderança servidora na sua empresa
Confira algumas dicas para te ajudar a implementar a liderança servidora na sua organização.
Mude a visão de hierarquia
Por conta das lideranças mais tradicionais, a relação entre líder e liderado é vista como uma relação de subordinação e superioridade, o que não acontece nesse cenário.
Na liderança servidora todos têm papel fundamental e são igualmente capazes de aprender e ensinar, sendo essencial se desfazer dessa imagem de hierarquia uma vez implementada na empresa.
Saiba ouvir
Para implementar a liderança servidora, os líderes precisam se importar e ouvir as perspectivas dos demais colaboradores. Além disso, é importante que ele se coloque no lugar desses funcionários, a fim de estabelecer uma relação mais aberta.
Crie propósitos
O líder precisa ser a figura que vai evidenciar os valores e princípios da empresa, afinal, os colaboradores de hoje carecem da necessidade de criar um propósito para sua vida. Ao ter contato com os valores e princípios da empresa, os colaboradores passam a enxergar como estão contribuindo para uma sociedade melhor.
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A liderança servidora se trata de uma forma de gestão em que o líder se preocupa com as necessidades de seus liderados e dos demais profissionais da corporação, antes de se atentar às próprias necessidades.
Um líder servidor se concentra nas pessoas, mas isso não significa que ele deixa de lado os resultados, ao contrário, ele entende que por gerar um relacionamento maior com seus liderados, ele ajuda a empresa a conquistar melhores performances dos profissionais.